sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Análise dos jogos adiados

Agora que o Brasileirão está com todos os participantes com o mesmo número de jogos, é possível fazer uma análise dos jogos adiados pela CBF, por causa de reforma e ensaios coreográficos no Maracanã para os Jogos Pan-Americanos.

Os jogos adiados foram (o confronto São Paulo x Flamengo não foi incluído pois somente o mando foi trocado):

7ª Rodada
Botafogo x Corinthians
Vasco x Flamengo
8ª rodada

Flamengo x Juventude
11ª rodada
Fluminense x Flamengo
16ª rodada
Flamengo x Cruzeiro


Em cinco jogos adiados, em quatro o Flamengo está envolvido. Vamos então aos resultados.

7ª Rodada
Botafogo 2 x 3 Corinthians
Vasco 1 x 2 Flamengo
8ª rodada

Flamengo 4 x 0 Juventude
11ª rodada
Fluminense 0 x 1 Flamengo
16ª rodada
Flamengo 3 x 1 Cruzeiro


Em 12 pontos disputados, o time da Gávea venceu os 12. Méritos para os rubro-negros! Sem dúvida, mas vamos relembrar o cenário dos jogos.

7ª Rodada (23 e 24/6)
Botafogo 2 x 3 Corinthians
O Botafogo estava na primeira colocação com 17 pontos, cinco a mais que o vice Corinthians, porém também tinha um jogo a mais (o jogo Botafogo e Vasco, vencido pelos botafoguenses por 4 a 0, foi adiado da 12ª rodada). O time apresenta um futebol de gala, tendo seu esquema tático comporado por alguns com um carrossel. O Corinthians também vinha bem, com uma defesa organizada e o ataque contando com o habilidoso William e a ótima fase do atacante Finazzi. Porém, o time paulista não contaria para a partida com os jogadores Finazzi, Fábio Ferreira e William - os dois primeiros por contusão e o último na seleção. Os cariocas não contariam com Jorge Henrique, por suspensão. O jogo foi disputado no dia 15 de agosto e o Botafogo vinha de uma derrota para o São Paulo no Maracanã (jogo que decidia o líder do 1º turno) e um empate para o Figueirense.

Vasco 1 x 2 Flamengo
O time de São Januário estava na terceira colocação do Brasileirão, no último jogo feito no Rio tinha até a 7ª rodada havia goleado o Grêmio (o time era misto) por 4 a 0 e era líder na 5ª rodada. Já o Flamengo estava na Z-R, em 17º lugar, e tinha sido goleado por 4 a 0 pelo Figueirense na 5ª rodada. O jogo foi disputado nesta quinta-feira e o Vasco vinha em uma queda incrível (após ocupar a segunda colocação, fez 5 pontos em 27 disputados), enquanto o Flamengo, após ficar na penúltima posição, tinha se recuperado e chegado à nona posição.

8ª rodada (28 e 30/6)
Flamengo 4 x 0 Juventude

Na época em que o jogo deveria ter acontecido, o time carioca tinha um ponto a mais e um jogo a menos que os gaúchos. O Juventude ocupava a 17ª posição e o Flamengo a 18ª, com dois jogos a menos. No jogo, realizado dia 23 de agosto, os times caíram uma posição.

11ª rodada (12 e 14/7)
Fluminense 0 x 1 Flamengo

Na ocasião, Fluminense estava em 11º e o Flamengo estava em 17º, com um jogo a menos. Quando se enfrentaram, no dia 16 de agosto, o Fluminense havia ganho um jogo dos últimos seis disputados e estava na mesma 11ª colocação. O Fla, com dois jogos a menos, ocupava a 18ª posição.

16ª rodada (1 e 2/8)
Flamengo 3 x 1 Cruzeiro
Esse foi o único jogo em que o oponente do Flamengo estava melhor na tabela quando o jogo foi realizado do que quando estava previsto. Na época, o Cruzeiro estava em quinto e o rubro-negro em 17º. Quando o jogo foi realizado, dia 12 de setembro, o time mineiro estava ocupando a segunda colocação, jogando o seu melhor futebol e poderia diminuir a diferença para o líder para 6 pontos. O time carioca, com quatro jogos a menos, estava na penúltima colocação.

Por pura curiosidade, sem os 12 pontos, o Flamengo estaria com 34, ocupando a 17ª colocação empatado em número de pontos com o Paraná e a 4 do Corinthians (que atualmente é o último time na Z-R).


Thiago Ricci

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

após muito procurar eis que encontro algo sensato de se ler sobre o flamengo. so sendo cego para não ver toda essa armação. sem comentar que varios jogadores foram contratados no tempo decorrido desse adiamento, como roger, fabio luciano, ibson, christian e o retorno do obina, que estava contundido. resumindo, tiraram o flamengo da segunda divisão e o colocaram na libertadores!!!! parabéns rede globo, parabéns coronéis da mídia!!