quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Calendário 2008 é divulgado pela CBF

O Calendário 2008 do futebol brasileiro foi divulgado na terça-feira, dia 9, pela CBF. A antecedência que o calendário foi feito é impressionante e digno de elogios à CBF, mesmo não fazendo mais que sua obrigação. Porém, o calendário continua com diversos problemas. Ele pode ser conferido na íntegra aqui. Fiz uma tabela simples para que possa ficar claro os campeonatos que são jogados simultaneamente:



Campeonatos Estaduais - 16/Jan a 04/Mai
Libertadores - 30/Jan a 02/Jul
Copa do Brasil - 13/Fev a 11/Jun
Brasileiro Série A - 11/Mai a 07/Dez
Brasileiro Série B - 11/Mai a 30/Nov
Brasileiro Série C - 06/Jul a 23/Nov
Sul-Americana - 13/Ago a 03/Dez
Mundial de Clubes - 14/Dez a 21/Dez


Vamos então aos problemas:


  • Levando em consideração que os jogadores têm férias até o dia 6 de janeiro, os clubes terão somente 10 dias para fazer a pré-temporada. O tempo ideal para uma pré-temporada bem feita seria entre 40 e 50 dias. O problema neste ponto é a existência dos Estaduais, que é algo bastante discutido no cenário futebolístico nacional. Muitos defendem que a torcida gosta do torneio, que é uma oportunidade dos times do interior ganharem dinheiro, e é um incentivo à saudável rivalidade estadual. Particularmente, penso que os estaduais deveriam ser extintos.

  • A Copa Sul-Americana deveria ser jogada em conjunto com a Copa Libertadores. Exatamente como é o formato europeu dos torneios Liga dos Campeões e Copa da UEFA. Valorizaria a Sul-Americana, dando oportunidade para times medianos ganharem dinheiro e espaço em um torneio internacional e o reflexo seria um maior interesse para o Brasileirão. Outra medida para valorizar a Sul-Americana seria dar menos vagas pelo Brasileiro e, dessa forma, além de deixar mais difícil a particação na copa internacional, pularia a sem-graça fase de confrontos brasileiros.

  • A Copa do Brasil virou um torneio maluco quando baniu os times que estão na Libertadores. Pune as equipes teoricamente mais qualificadas a conquistarem uma vaga na Libertadores seguinte. A Copa do Brasil poderia ser um torneio disputado junto com os campeonatos continentais, dando vaga à valorizada Sul-Americana.

  • Quanto ao Brasileiro, único problema (que não é pequeno) é a janela em sua metade que permite os craques, bons e médios jogadores irem para a Europa. É uma questão delicada que enfraquece nosso campeonato nacional e o deixa menos atraente.


Thiago Ricci

Nenhum comentário: