terça-feira, 16 de outubro de 2007

África do Sul e Inglaterra fazem a final do RWC

As semifinais da RWC (Copa do Mundo de Rúgbi) foram disputadas neste final-de-semana, em Saint Denis, na França. Na primeira semi, jogada neste sábado, foi bastante disputada e decidida nos detalhes. Após eliminar os favoritos neozelandeses, os anfitriões caíram para os ingleses por 14/9, que fazem a terceira final de Copa do Mundo.

Na outra semi, a sensação Argentina não aguentou a forte seleção sul-africana. Nervosos, os argentinos (que chegaram pela primeira vez às semi) foram presa fácil para a África do Sul, que venceu por 37/13 e tentam chegar ao bicampeonato mundial.

A disputa de terceiro lugar, entre Argentina e França (na primeira fase os anfitriões foram surpreendidos pelos sul-americanos), será realizada nesta sexta-feira, dia 19. A grande final, entre a África do Sul e a Inglaterra, será disputada neste sábado, dia 20.

A Copa, realizada na França, teve alguns jogos sediados na Escócia e no País de Gales. Para saber a razão, recorri ao Rouget Maia, que foi um grande jogador do rúgbi nacional e está na França acompanhando o torneio. Reproduzo a resposta abaixo:


Esse é somente o sexto mundial de rugby, os dois que aconteceram na europa tiveram sedes em vários países. Esse é o primeiro na Europa predominantemente num só país. Eles mandaram jogos em Cardiff [País de Gales] e Edimburgo [Escócia] por razões políticas e por causa da Eliminatórias da Eurocopa de Futebol.



Como curiosidade, relaciono todas as finais de Copa do Mundo de Rúgbi:

1987 (Auckland/Nova Zelândia) - Nova Zelândia 29 x 9 França
1991 (Londres/Inglaterra) - Austrália 12 x 6 Inglaterra
1995 (Johannesburg/África do Sul) - África do Sul 15 x 12 Nova Zelândia
1999 (Cardiff/País de Gales) - Austrália 35 x 12 França
2003 (Sidney/Austrália) - Inglaterra 20 x 17 Austrália


Mais uma vez, recomendo os sites do Rouget Maia e oficial da RWC para quem quiser saber mais do terceiro maior evento esportivo do mundo.


Thiago Ricci

Nenhum comentário: