sábado, 20 de outubro de 2007

I Copa do Brasil de Futebol Feminino será disputada ainda em 2007

Após as heróicas atuações da seleção feminina de futebol na última Olimpíada (derrotou a favorita Suécia na semi, e depois perdeu na prorrogação em jogo dramático contra os EUA), Pan-Americano (ouro de forma incontestável) e Copa do Mundo (foi vice após dar show na semi), a CBF, de fato, criou a Copa do Brasil Feminina. Ricardo Teixeira prometia uma competição feminina nacional de futebol há muito tempo.

Mas como parece que tem que ser sempre quando se fala de CBF (vide o Calendário 2008), não são só elogios para uma boa iniciativa. A Copa será disputada entre os dias 30 de outubro e 9 de dezembro, uma semana depois do término do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino - iniciativa interessante para que a Copa feminina seja divulgada e acompanhada pela imprensa.

O torneio terá a participação de 32 times das cinco regiões do país e, desses, somente Santos, Vasco, Internacional, Juventude, América-RJ e Náutico ou Sport (o time de Pernambuco ainda não definiu que nome levará) tem times masculinos com alguma tradição. Minas Gerais contará com dois representantes: Nacional Futebol Clube e Sport Club Benfica.

O formato é algo atemorizante. A Copa do Mundo de Futebol é disputada inicialmente em grupos e depois em eliminatórias até a final. A CBF trocou essa forma. Primeiro será disputado uma fase eliminatórias, depois uma etapa em grupos e em seguida outra para a fase de mata-mata. Preste atenção: a primeira fase os clubes se enfrentarão em jogos mata-mata, de ida e volta, nas suas regiões classificando-se oito equipes; na segunda etapa os times restantes serão dividos em dois grupos de quatro, disputado em turno e sede única a ser definida; classificam-se os dois primeiros dos grupos, fazendo as semi e, os vencedores, a final.

É um bom começo para quem ignorou o futebol feminino por tantos anos. Mas a primeira fase poderia ser disputada em grupos, possibilitando mais partidas para as meninas fazerem e o público se acostumar. Sem mencionar que não é nada atraente manter um time feminino em Roraima, por exemplo, para disputar somente duas partidas no ano. Clique aqui para ver a confusa chave e aqui para conferir a tabela de jogos.

Imagem: Futebol Feminino


Thiago Ricci

3 comentários:

Unknown disse...

Muito massa este blog, a estrutura da reportagem também. E isso ai temos que correr atráz desse jeito vc vai longe. Parabéns. Em relação a matéria, acredito que toda a liga de futebol masculino deveria tirar de exemplo a determinação e raça que as nossas atletas demonstram o futebol.

Falow abração

Anônimo disse...

Podia ter partidas dos campeonatos femininos antes dos jogos masculinos.
seria legal

Thiago Ricci disse...

Concordo plenamente.