segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sá/Melo vence o Aberto do Brasil. Na simples, Almagro sagra-se campeão

Os mineiros André Sá e Marcelo Melo, melhor dupla brasileira da atualidade, derrotou a parceria espanhola Santiago Ventura e Alberto Montañes, de virada, por 4/6, 6/2 e 10/7 e se sagraram campeões do Aberto do Brasil, disputado na Costa do Sauípe. A final, disputada no sábado, foi complicada e teve presença em peso do público.

Com a conquista, a dupla subiu para o 18º lugar da Corrida dos Campeões. Além do pulo, o título serviu para impulsionar o início ruim dos mineiros em 2007. Foram eliminados nas partidas de estréia em em Auckland, no Aberto da Austrália e em Viña del Mar. Em parceria com o argentino Martin Garcia, Melo foi campeão em Adelaide. No ranking de entradas da ATP, Sá subiu só uma posição, para a 27ª, enquanto Melo ultrapassou três, para a 29ª.

A dupla brasileira começou nervosa e foi quebrada logo no primeiro saque. Conseguiu devolver a quebra, mas, no nono game, voltaram a sacar mal e permitiram que os espanhóis fechassem em 6/4. No segundo set, Sá/Melo atropelou Ventura/Montañes. Ventura se descontrolou, discutiu o árbitro e foi derrotado por 6/2.

O terceiro set, como é decidido em duplas, foi jogado no match-tiebreak, em que é um tie-break disputado em 10 pontos - e não sete, como normalmente. Melo e Sá, contagiados pelo público, fecharam a partida em 10/7 e agradeceram muito a torcida.

Na simples, Almagro bate o compatriota Carlos Moyá e fica com o título

"Adotado" pela torcida, carente após todos os brasileiros serem eliminados na primeira rodada, o espanhol Carlos Moyá não aguentou o consistente jogo do compatriota Nicolas Almagro e perdeu , por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/4), 3/6 e 7/5, na final deste domingo.

O fator cansaço influenciou no resultado final do jogo. Além de ser mais velho (31 contra 22 anos), Moyá venceu todos seus jogos em três sets. Já Almagro só perdeu um set antes da final, para o italiano Filippo Volandri nas quartas.

A partida foi ao melhor estilo espanhol, ainda mais disputada em quadra de saibro. Muitas trocas de bolas, com ambos os tenistas se posicionando bem atrás da linha de fundo. No primeiro set, Moyá chegou a abrir 4/1, mas permitiu a recuperação do adversário e foi derrotado no tie-break.

No segundo, Moyá foi mais consistente e venceu por 6/3. O último set foi bastante disputado e só teve uma quebra de saque no nono game, por Almagro. Mas Moyá se recuperou e devolveu no game seguinte. Entretanto, errou bolas crucias e foi superado por 7/5.

Imagens: UOL


Thiago Ricci

Nenhum comentário: