segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Em jogo emocionante, Giants derrota Pats e decreta a zebra no Super Bowl



Os Estados Unidos parou. E em uma das maiores zebras da história do Super Bowl, a população norte-americana acompanhou o azarão New York Giants derrotar o favorito New England Patriots, por 17 a 14. Mas antes da partida emocionante, os mais de 70 mil expectadores que lotaram o estádio da Universidade de Phoenix, no Arizona, acompanharam uma grande festa. O Super Bowl é um jogo que atrai patrocinadores do mundo inteiro e aproveitando do prestígio do evento os mesmos investem em propagandas de grande custo.

A festa depois do jogo ficou por conta dos torcedores dos Giants, que comemoraram o touchdown decisivo faltando 39 segundos para o fim. Além de desbancar os Patriots, que até então vencera todas as partidas da NFL, o triunfo do New York entra para a história, já que pela primeira vez, irmãos quarterbacks vencem no Super Bowl em temporadas consecutivas. No ano passado, Peyton Manning, irmão de Eli, chegou ao título máximo da NFL pelo Indianapolis Colts.

Em um jogo muito amarrado, a defesa dos Pats não teve a mesma performace de toda a temporada. Os Giants, que começaram com a posse da oval, mostraram logo que iriam alongar ao máximo suas posses de bola. Misturando corridas com Brandon Jacobs e passes curtos, o time de Nova York chegou à red zone logo na primeira campanha. O avanço, no entanto, parou na linha de 17 jardas e Lawrence Tynes converteu o field goal de 32 jardas para abrir o placar.

Em sua primeira posse na partida, o New England conseguiu avançar aos poucos, através de jogadas curtas de Tom Brady com sua linha de ataque. O quarto terminou com os Patriots praticamente na linha de touchdown. Com esse quadro, logo no início do segundo período, uma infiltração de Laurence Maroney assegurou o sucesso ofensivo e seis pontos. Somado ao extra point de chute, a equipe foi para o intervalo com a vantagem de 7 a 3.

Depois da parada de meio tempo, o jogo voltou equilibrado no terceiro quarto. Brady falhou na primeira posse de bola dos Patriots. Em seguida, Asante Samuel protagonizou belo lance de defesa, ao desviar com a mão um lançamento de Manning já na end zone, quando o receptor estava pronto para marcar.

No último quarto, os Giants passaram na frente através de um touchdown de David Tyree. Mas a vantagem de 10 a 7 não durou muito tempo, já que a 2min45 do fim, Brady fez a jogada da virada. Depois de avançar até as proximidades da end zone, o lançador achou Randy Moss com um passe curto e assegurou a virada no placar - 14 a 10, fazendo a alegria da modelo Gisele Bündchen, namorada de Brady.

Quando a fanática torcida do New England já comemorava a vitória, o inesperado aconteceu. Em uma jogada incrível, Eli Manning se soltou de dois marcadores que o seguravam pela camisa e, na corrida, lançou para Amani Toomer. O wide receiver, bem marcado, saltou e conseguiu a fazer recepção para um avanço de 32 jardas, deixando os Giants na linha de 24 de New England. Quatro jogadas depois, a 39 segundos do fim, Manning achou Plaxico Burress na end zone para conseguir o touchdown do título.

Os Giants não conquistavam a liga desde 1991, quando bateram o Buffalo Bills na oportunidade. Depois do feito, o time de Nova York chegou a apenas um Super Bowl, em 2001, quando caiu diante do Baltimore Ravens.

Imagens:
nfl



Luciano Dias

Nenhum comentário: