domingo, 3 de fevereiro de 2008

Atlético conquista primeira vitória no ano do centenário

Na reestréia do atacante Marques frente à torcida atleticana, o Galo conseguiu sua primeira vitória no ano do centenário. A equipe alvinegra venceu, de virada, o Democrata-GV, por 2 a 1, neste sábado, no Mineirão, e logrou seus primeiros pontos no Campeonato Mineiro. Os visitantes abriram o placar com Sammuel, ainda no primeiro tempo, mas com os reservas Renan (foto) e Vanderlei em dia inspirado, o Galo buscou a virada na etapa complementar.

A partida começou com intensa pressão atleticana, e aos cinco minutos, o camisa 10 Marques, em sua jogada característica pela esquerda, sofreu pênalti, após ser derrubado por Lúcio. Entretanto, o atacante Marinho, que busca marcar seu primeiro gol no ano, desperdiçou a cobrança. Mesmo assim, o Atlético não se abateu e continuou pressionando a equipe do interior. Aos 18, Nêgo recebeu bom passe de Danilinho, penetrou a área do Democrata e chutou forte, mas bola desviou no zagueiro e explodiu na trave.

Com as várias chances perdidas, a máxima do futebol de “quem não faz leva”, que por sinal acompanha o Galo, castigou a equipe. Aos 37 minutos, Lucio cobrou escanteio e o zagueiro Luis Henrique, antecipando-se à marcação, subiu para cabecear no travessão do goleiro Édson. Na sobra, o meia Sammuel chutou colocado e abriu o placar para o Democrata-GV. O gol da Pantera mostrava o desentrosamento da defesa atleticana, que durante toda a partida assustava a torcida.

Na etapa complementar, o Atlético continuou grande pressão, mas a equipe valadarense explorava perigosos contra-ataques, principalmente com o veloz Ely Tadeu, um dos principais reforços democratenses. O técnico Geninho foi obrigado a mexer no time, já que o atacante Marinho reclamava de dores no joelho esquerdo. Vanderlei foi o escolhido para substituir o contundido. Outra alteração efetudada pelo treinador foi a entrada do volante Renan no lugar do lateral Nêgo, transferindo para Márcio Araújo as responsabilidades de ala direito.

A estrela de Geninho apareceu concomitante com as mudanças, já que os substitutos foram os principais responsáveis pela virada atleticana. Aos 18 minutos, Renan depois de diversas tentativas em chutes de fora da área, empatou a partida. O meio-campista acertou um belo churte, sem chances para o goleiro Vilar.

Com a igualdade no placar, o Galo passou a criar jogadas com mais facilidade e o gol da virada era questão de tempo. Aos 33 minutos do segundo tempo, Marques cobrou falta lateral com perfeição e o atacante Vanderlei cabeceou bem, colocando o Atlético na frente. Após o tento, a equipe da capital apenas administrou a partida, coroando a bela atuação de Marques e fazendo a alegria dos mais de 16 mil presentes no Mineirão.

No próximo sábado, o Galo enfrenta o Villa Nova, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Já o Pantera, que busca seus primeiros pontos na competição, recebe quarta-feira o Ipatinga, em Governador Valadares.

Outros jogos da rodada


A 2ª rodada do Campeonato Mineiro se iniciou na quarta-feira, com a reabilitação do Ipatinga, que em casa, derrotou o Democrata-SL por 4 a 3. Na quinta, o Social venceu o Villa Nova, por 2 a 1, em Coronel Fabriciano. Na sexta-feira, o líder Tupi conseguiu sua segunda vitória na competição, ao derrotar o Guarani, por 3 a 2, em Juiz de Fora.

Além de Atlético e Democrata-GV, no Mineirão, o sábado de carnaval teve o empate de 1 a 1 entre Uberaba e Rio Branco, no Triângulo Mineiro. A partida entre Ituiutaba e Cruzeiro, que seria realizada no estádio da Fazendinha, foi adiada para o dia 27 de março, por causas das fortes chuvas que atingem o oeste mineiro.


Imagem: Auremar de Castro/EM



Luciano Dias

Nenhum comentário: