quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Atlético Paranaense faz história no Estadual

O dia 20 de fevereiro de 2008 entra para história do Atlético Paranaense. Mesmo não sendo a atuação que a fanática torcida do Furacão esperava, o time derrotou o Cianorte por 1 a 0, na Arena da Baixada, e alcançou o 12º triunfo consecutivo no Estadual, quebrando o recorde anterior, de 1949. Além disso, com 36 pontos conquistados, a equipe conseguiu a classificação e a primeira colocação antecipada, garantindo vantagem nas próximas fases. Já o Cianorte, que perdeu todos os jogos fora de seus domínios, tem 11 pontos, na 13ª posição.

Antes da partida, um clima festivo. Ex-jogadores que integraram o time de 49 foram homenageados, ao entraram no gramado junto com os atuais atletas, com os quais trocaram flâmulas. Muito aplaudidos pelos mais de 15 mil torcedores, ex-jogadores como Cireno, Valdomiro e Laio, tiveram direito a tapete vermelho e holofotes.

Quando a bola rolou, o Atlético demorou para se livrar da forte marcação implantada pela equipe do interior. Com um meio campo congestionado, já que a equipe do Cianorte atuara com três volantes, a solução dos donos da casa era jogar pelas laterais. E foi com o ala-direito Nei, que substituíra o titular Jancarlos, que começou a jogada do único gol do duelo. Pedro Oldoni (foto), substituto de Marcelo Ramos, recebeu grande passe de Nei, e arrematou na saída do goleiro Danilo.

Sem a mesma inspiração do confronto anterior, quando o Atlético goleou o Iguaçu por 8 a 1, o time rubro-negro contou com excelente atuação de seu goleiro. Vinicius, com importantes defesas, segurou o placar que coloca o Furacão em evidência nacional e na história particular.

Na próxima rodada o Atlético Paranaense enfrenta o J.Malucelli, domingo, no Eco-estádio Janguito Malucelli. No mesmo dia, o Cianorte vai à Engenheiro Beltrão, onde tenta sua primeira vitória fora de casa.

Resumo do Paranaense

Diferente do Campeonato Mineiro, o estadual paranaense classifica oito equipes para a segunda fase. Na segunda etapa, as agremiações são divididas em dois grupos, 'A' e 'B'. Nelas, os clubes jogam entre si, dentro das chaves, em turno e returno. Os dois melhores colocados avançam às semifinais.

A primeira colocação já está consumada pelo Atlético. Na segunda posição, aparece o Iraty, que nesta quarta-feira, venceu, em casa, o ameaçado Iguaçu por 3 a 1. A campanha do modesto Toledo também é surpreendente. Nesta rodada, o time derrotou o tradicional Londrina, por 3 a 1, em seu estádio, 14 de Dezembro. O favorito Coritiba configura apenas no quarto posto. O Coxa, que se acerta no decorrer da competição com o técnico Dorival Júnior, aplicou uma goleada no Engenheiro Beltrão, por 4 a 0, no estádio Couto Pereira.

Outro grande que decepciona é o Paraná Clube. Os paranistas se encontram apenas na nona posição, e nesta quinta-feira tenta entrar no G-8, jogando em seus domínios contra o J.Malucelli. Mas ameaçados mesmo, estão Portuguesa e Rio Branco. As duas equipes são as duas últimas colocadas, na zona de rebaixamento, e nesta quarta-feira fizeram jus às péssimas campanhas, empatando em 0 a 0, em Cambé.


Imagem:
globo


Luciano Dias



Nenhum comentário: