quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cruzeiro goleia Real Potosí e lidera o grupo 1 da Libertadores

O Cruzeiro começou bem a fase de grupos da Taça Libertadores. O time celeste goleou o Real Potosí (BOL) por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão. O resultado deixa o clube brasileiro na liderança da chave 1 da competição. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo, por Marcelo Moreno (foto), Ramires e Guilherme, a principal surpresa na escalação do técnico Adilson Batista.

Durante todo o jogo a Raposa mostrou uma forte marcação, inclusive na saída de bola do time boliviano, que poucas vezes chegava à área do goleiro Fábio. Entretanto, a primeira oportunidade de abrir o marcador foi do Potosí, com Isidro Candia, que logo no primeiro minuto acertou um bonito chute, perto do ângulo esquerdo. A partir desta finalização só deu Cruzeiro na partida.

O primeiro tempo foi marcado por um verdadeiro bombardeio celeste. Mesmo com congestionamento no meio de campo, a equipe estrelada tentava jogadas pelas laterais , mas pecava em demasia nas finalizações, fazendo do arqueiro Suárez o melhor jogador da etapa incial. Foram 12 chances claras de tirar o zero do placar, sendo que destas, Marcelo Moreno perdeu quatro oportunidades. A torcida, já impaciente, não acreditava no que estava acontecendo.

Para o segundo tempo, o técnico cruzeirense, substituiu Jadilson por Fernandinho. A alteração surtiu rápido efeito, uma vez que o armador Wagner ganhou mais liberdade para conduzir os ataques da Raposa. E na primeira investida da etapa final, o meio campista acertou da ponta esquerda, um belo cruzamento para Marcelo Moreno inaugurar o marcador. O gol deu maior tranqüilidade para o Cruzeiro continuar atacando, na busca de um placar elástico.

O segundo gol quase saiu com Guilherme, aos cinco minutos, mas foi Ramires, aos sete, o responsável pela ampliação do marcador. Fabrício cruzou da ponta direita, o zagueiro cortou mal na área e o volante disparou uma bomba para as redes no rebote, fazendo o seu quarto gol na Libertadores.

A pressão era intensa, no entanto o Cruzeiro continuava errando no arremate final, principalmente com Marcelo Moreno e Guilherme. Mas, este, de tanto insistir, foi premiado ao fazer o terceiro tento celeste, aos 21 minutos. Guilherme ainda teve mais três chances de marcar: aos 26 minutos, depois de receber um belo lançamento de Marcelo Moreno, chutou cruzado, mas o goleiro boliviano fez um grande defesa; aos 28, de cabeça, outra vez Suárez fez a intervenção; e aos 40 minutos, em um dos lances mais bonitos do jogo, quando Guilherme acertou uma meia-bicicleta, mas a bola caprichosamente foi para fora.

O time estrelado volta a jogar na Libertadores na próxima quinta-feira, contra o San Lorenzo, na Argentina. Antes, a equipe celeste tem um compromisso pelo Campeonato Mineiro, em Divinópolis, contra o Guarani. Já o Real Potosí só joga no dia 26, contra o vice-líder do grupo, o Caracas, na Venezuela.

Imagem: Jorge Gontijo/ EM



Luciano Dias

Nenhum comentário: