quinta-feira, 17 de julho de 2008

No finalzinho, Cruzeiro quebra tabu contra o Furacão

Novamente no finalzinho. Mesmo não mostrando um bom futebol, o Cruzeiro derrotou o Atlético-PR por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, com um gol de Elicarlos aos 40min. Além de quebrar um tabu de cinco anos sem vencer o Furacão, o time celeste chegou aos 24 pontos, na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Já os atleticanos continuam na 15ª posição, com 13 pontos, próximos à zona de rebaixamento.

O Cruzeiro entrou em campo com um desfalque de última hora. Wagner, com uma contratura muscular na coxa esquerda, ficou fora do embate contra o Atlético. Em seu lugar, Adilson Batista escalou o contestado Bruno. A Raposa também não contou com Charles e Weldon, suspensos, e Espinoza, poupado. Camilo, Jajá e Thiago Martinelli foram os substitutos dos respectivos jogadores. Já a equipe do pressionado Roberto Fernandes tinha como trunfos a boa colocação dos três zagueiros e a dupla de ataque formada pelo colombiano Ferreira e por Joãozinho, revelado pelo Cruzeiro.

O domínio do primeiro tempo pertenceu ao Cruzeiro, mas não era uma vantagem que assustasse o goleiro Gallato. Sem jogadas trabalhadas, o Furacão veio à Belo Horizonte com o objetivo de explorar os contra-ataques e os erros celestes.

A equipe estrelada mostrou grande desentrosamento. Pelo lado direito, o time mais uma vez atuou sem um lateral fixo – Fabrício e Camilo se revezavam no setor. Pelo flanco esquerdo, Jadílson insistia na individualidade, já que sentira a falta de Wagner aberto por aquele setor. No ataque, Guilherme, sem ritmo de jogo, e Jajá, perdido, não ofereciam perigo à zaga atleticana. Neste contexto, o excesso de erros de passes foi um fator destacado.

Mesmo com vários erros, o Cruzeiro continuou mais agressivo na etapa complementar. Chances claras foram criadas, principalmente com Bruno e Reinaldo Alagoano, que entrara na vaga do próprio Bruno. O Atlético também teve a sua oportunidade com Anderson Aquino, que em um contragolpe obrigou Fábio a fazer grande defesa – na seqüência da jogada, Marquinhos Paraná quase fez contra.

Os mais de 15 mil torcedores presentes no Mineirão continuaram apoiando o Cruzeiro – aplaudindo inclusive Adilson Batista (fato raro). E aos 40min, a torcida foi premiada com o gol de Elicarlos, que tinha entrado no lugar de Camilo. Dentro da área, o volante aproveitou o rebote da zaga e finalizou para as redes de Gallato, decretando o marcador no Mineirão.

O Cruzeiro volta a jogar pelo Brasileiro no sábado, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Atlético receberá o Vasco na Arena da Baixada, no domingo.

Equílibrio entre Sport e Grêmio

Sport e Grêmio fizeram uma partida de dois tempos distintos em Recife. As emoções ficaram restritas à segunda etapa, marcada por chances de tirar o fôlego dos torcedores. O embate na Ilha do Retiro terminou empatado em dois gols. Durval e Fumagalli marcaram para o time pernambucano enquanto William Magrão e Rodrigo Mendes fizeram para o gaúcho. Apesar do resultado, o Sport deu mostras de que está retomando o equilíbrio apresentado durante a vitoriosa campanha da Copa do Brasil. O Grêmio segue em terceiro lugar, com 22 pontos.

Imagem: Alexandre Guzanshe/ O Tempo


Luciano Dias

Nenhum comentário: