sábado, 26 de julho de 2008

De virada, Cruzeiro vence Flu e quebra tabu no Maracanã

Foram 36 anos de espera para vencer o Fluminense no Maracanã. Mas neste sábado, o Cruzeiro quebrou o longo tabu ao derrotar o Tricolor por 3 a 1, de virada. O resultado coloca a equipe mineira novamente no G-4, enquanto o Flu, que mostrou uma tímida reação nos jogos anteriores, se encontra na pífia 18ª colocação. Para concretizar as posições ambas as equipes devem esperar o fechamento da rodada.

Com alguns desfalques, dentre eles Thiago Neves e Conca, Renato Gaúcho armou o Flu com três zagueiros. Arouca foi improvisado na ala-direita e Sandro foi a novidade na zaga. Já o Cruzeiro, teve como desfalques os laterais Jonathan e Jadilson, contundidos, Espinoza, poupado, além de Ramires, que serve a seleção olímpica. Diante das circunstâncias, Adilson Batista promoveu, enfim, a estréia de Carlinhos na lateral-esquerda.

O Fluminense sentiu muito os desfalques. O lado direito dos cariocas, do improvisado Arouca, ficou sobrecarregado, facilitando boas jogadas entre Carlinhos (boa estréia), Gérson Magrão e Wagner. O Flu ficou com o meio-campo muito pesado, já que Fabinho e Ygor têm muitas dificuldades para sair para o jogo. Mesmo com menor posse de bola, foi o Tricolor que abriu o marcador, aos 10min, com Washington em cobrança de pênalti.

Entretanto, o time celeste não se intimidou com o tento sofrido, e com tranquilidade, controlava a partida na busca da igualdade. Empate que chegou aos 36min, com Guilherme (acabando o jejum de sete jogos sem um atacante balançar as redes), que recebeu passe de Carlinhos e só completou para as redes. A virada não demorou, e aos 39min, Fabrício cobrou falta e balançou as meta de Ricardo Berna, substituto do machucado Fernando Henrique.

No segundo tempo, Renato Gaúcho tentou deixar a equipe mais ofensiva, colocando o atacante Felipe no lugar do perdido Ygor, e depois Somália na vaga do zagueiro Sandro. Adilson mudou o esquema para três zagueiros, após a entrada de Léo Fortunato no lugar de Gerson Magrão. Com inteligência, o Cruzeiro explorava os contra-ataques, principalmente pelo setor esquerdo. Com esta estratégia de contragolpes, Weldon, velocista, entrou no lugar de Guilherme.

Foram seguidas chances desperdiçadas pelo time celeste. Mas de tanto insistir, a Raposa foi premiada com o terceiro gol aos 40min, com Wagner, que aproveitou cruzamento de Camilo (entrou no lugar do contundido Carlinhos) da direita e definiu o placar. O zagueiro tricolor Luis Alberto ainda foi expulso no finalzinho por agredir Wagner.

Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta a Portuguesa, quarta-feira, no Canindé, enquanto o Cruzeiro recebe o Náutico, no Mineirão, no mesmo dia.

Imagem: André Mourão/ Agência Estado


Luciano Dias

Nenhum comentário: