segunda-feira, 7 de julho de 2008

Hamilton triunfa em casa e Barrichello dá show

Em uma corrida cheia de alternativas, o inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Silverstone neste domingo e divide a liderança do Mundial de Fórmula 1 com o brasileiro Felipe Massa e o finlandês Kimi Räikkönen, todos com 48 pontos. O brasileiro Rubens Barrichello fez uma prova notável e chegou em terceiro lugar, após largar em 16°, dividindo o pódio com Hamilton e com Nick Heidfeld, da BMW, que chegou em segundo. Felipe Massa decepcionou e ficou apenas na 13ª posição.

Correndo em casa e aproveitando a pista molhada, Lewis Hamilton conquistou sua terceira vitória na temporada ao tomar a liderança ainda na primeira volta e não perder mais a primeira posição. Ao contrário da McLaren, a Ferrari não conseguiu se dar bem com a chuva forte que caiu domingo e com as trocas de pneu. Felipe Massa rodou diversas vezes e não repetiu o bom desempenho das últimas provas. O companheiro do brasileiro na Ferrari, Kimi Räikkönen, conseguiu ser melhor e terminou na quarta colocação.

A prova foi marcada pela instabilidade do tempo inglês: rápidas pancadas de chuva tornaram a corrida totalmente imprevisível, provocando um show de rodadas e escapadas da pista. Em tais condições, uma boa estratégia e uma boa técnica foram fundamentais. E foi aí que brilhou a dupla Ross Brawn e Rubens Barrichello. Um dos maiores responsáveis pela imposição da Era Schumacher, o inglês mandou o brasileiro colocar pneus para chuva extrema na metade da prova, quando a maioria dos competidores apostava nos compostos intermediários.

O outro brasileiro na prova, Nelsinho Piquet, fazia uma boa corrida, tendo ultrapassado inclusive o colega de equipe, Fernando Alonso, e chegou a ocupar o quarto lugar. Entretanto, Nelsinho não conseguiu se manter na pista encharcada e acabou abandonando.

Esta pode ter sido a penúltima corrida em Silverstone. A FIA já divulgou planos para levar o Grande Prêmio da Inglaterra para Donington Park em 2010. A decisão gerou críticas e polêmica na Inglaterra.

Imagem: Reuters


Luciano Dias

Nenhum comentário: