sábado, 26 de julho de 2008

Estados Unidos acaba com o sonho do octa brasileiro na Liga

Maracanazo do vôlei? Não vamos chegar a tanto. Mas foi difícil de engolir o revés sofrido pelo Brasil diante dos Estados Unidos, neste sábado, no Maracanãzinho, pelas semifinais da Liga Mundial. Os norte-americanos venceram o time de Bernardinho (foto) por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/22 e 27/25.

Tudo indicava que o Brasil ganharia fácil, principalmente por causa das duas últimas apresentações, diante da Rússia e do Japão. Mas, muitos esqueceram que os Estados Unidos é o maior algoz na era Bernardinho. Este foi o sétimo triunfo dos norte-americanos desde que o técnico assumiu o time.

A partida foi bastante equilibrada (os placares dos sets mostram isso). Dificilmente uma equipe se distanciava no marcador. O diferencial dos Estados Unidos foi o saque. Pelo lado brasileiro, o bloqueio foi o melhor fundamento, mas nossos atletas exageravam em jogadas previsíveis.

Na tentaviva de mudar o desempenho do time, Bernardinho promoveu, no segundo set, as entradas de Bruninho, Anderson e Samuel, mas o selecionado continuou com problemas na recepção do saque. Além da competência dos norte-americanos, foi uma jornada na qual os rivais contaram com pitadas de sortes (nos saques, por exemplo, em várias oportunidades a bola resvalava na rede e caia na quadra brasileira).

Resta ao Brasil se contentar com a disputa do terceiro lugar, novamente contra a Rússia, que foi derrotada, na outra semifinal, pela Sérvia por 3 sets a 0. Os servos enfrentam, neste caso, os Estados Unidos na grande final. Ambas as partidas acontecem neste domingo, no Maracanãnzinho.

Imagem: Antônio Lacerda/EFE


Luciano Dias

Nenhum comentário: