domingo, 13 de julho de 2008

Final de semana vitorioso para o vôlei brasileiro

Este fim de semana deve ser muito comemorado pelo vôlei brasileiro. As seleções feminina e masculina protagonizaram verdadeiros espetáculos no Grand Prix e na Liga Mundial, respectivamente. Os triunfos aumentaram as expectativas de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Grand Prix consumado com facilidade

A Seleção feminina conquistou o heptacampeonato do Grand Prix. O título foi consumado de modo antecipado, depois da atuação de gala das braslieiras no sábado, na vitória sobre Cuba por 3 a 0 (25/14, 25/ 15 e 25/20). Neste domingo, nossa seleção voltou às quadras apenas para cumprir tabela e com tranquilidade derrotou as anfitriãs japonesas por 3 sets a 0 (25/23, 25/23 e 25/19), em Yokohama.

Quando iniciou a disputa do Grand Prix, o técnico Zé Roberto havia dito que o torneio seria um treino de luxo. Mesmo tendo o título como objetivo, o treinador afirmou que não deixaria de dar ênfase aos treinos físicos, mesmo que isso significasse um time mais pesado em quadra.

As jogadoras, porém, parecem não ter sentido dificuldade para se adaptar. A equipe sofreu somente uma derrota, para a China. Além disso, durante boa parte da fase de classificação, o time jogou com apenas uma levantadora, Carol. Fofão, com lesão no joelho, foi poupada. O Brasil também atuou em algumas partidas sem Paula Pequeno, que machucou o tornozelo, e Jaqueline, com uma contusão no joelho.

O pódio do Grand Prix foi completado por Cuba, que ficou em segundo lugar, e Itália, que terminou na terceira colocação. A brasileira Mari foi eleita a melhor jogadora do torneio.

Imagem: FIVB

Seleção masculina promove espetáculo no Mineirinho

O público belorizontino foi premiado pelo vôlei masculino. Nossa seleção promoveu verdadeiros espetáculos, no sábado e no domingo, contra a França e mostrou que o susto no começo da Liga Mundial foi apenas um mero tropeço.

No sábado, o fato de ter visto os franceses abrirem três pontos no primeiro set não complicou os atuais campeões olímpicos, que confirmaram o favoritismo no Mineirinho, ao fechar a partida em sets diretos, com parciais de 25/22, 25/17 e 27/25.

No domingo, a equipe comandada por Bernardinho não concedeu chances ao rival. Impondo um ritmo muito forte desde o início da partida, o Brasil fez a festa da torcida presente (cerca de 18 mil pessoas) no Mineirinho, e conseguiu nova vitória em sets diretos diante dos franceses, consumada com parciais de 25/17, 25/21 e 25/19.

Imagem: Pedro Vilela/ AFP


Luciano Dias

Nenhum comentário: