sexta-feira, 18 de julho de 2008

Brasil perde para a Alemanha e dá adeus ao sonho olímpico

Fora das Olímpiadas mais uma vez. Pela terceira edição consecutiva a seleção brasileira masculina de basquete falhou em sua tentativa de obter classificação para os Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira, o Brasil amargou a derrota por 78 a 65 (45 a 26 no primeiro tempo) para a Alemanha e deu adeus a suas chances de obter a vaga.

A vitória da Alemanha foi estabelecida no segundo quarto, quando venceu o Brasil por 31 a 13. Nas estatísticas, mesmo com mais do dobro de perdas de posse (17 a 8), os alemães dominaram, tirando proveito principalmente dos arremessos de longa distância. Os europeus converteram 13 de 26 tentativas, enquanto os brasileiros pararam em 3 de 19. Dirk Nowitzki foi o cestinha com 20 pontos. No Brasil, Tiago Splitter foi o principal pontuador com 16.

Comandado pelo espanhol Moncho Monsalve, o Brasil foi ao Pré-olímpico sem parte de seus jogadores titulares. Leandrinho, Nenê, Anderson Varejão, Valtinho e Paulão pediram dispensa por motivos médicos, enquanto Guilherme alegou problemas pessoais. Da equipe base nacional, apenas o pivô Splitter encarou o desafio (ou furada).

O naufrágio do projeto olímpico masculino começou ainda no ano passado, quando a equipe quase completa terminou em quarto no Pré-olímpico das Américas. Só resta aos brasileiros sentir saudades da época que o basquete do país era organizado. Saudades da "era Oscar".

Imagem: Reuters


Luciano Dias

Nenhum comentário: