domingo, 18 de novembro de 2007

Vôlei feminino do Brasil fica com o vice do mundial e já pensa em Pequim

Uma seleção com grandes jogadoras, mas que convive com a instabilidade.

Este é o vôlei feminino brasileiro, que no mundial disputado no Japão ficou em segundo lugar. A posição foi conseqüência da vitória de nossa seleção sobre as anfitriãs japonesas por 3 sets a 1 e da vitória da Itália sobre os EUA por 3 sets a 0. Com o segundo lugar, o Brasil se classificou para as Olimpíadas de 2008, em Pequim. Itália, que foi campeã de forma invicta, EUA ,que ficou com a terceira posição, e Cuba que terminou o torneio em quarto, também garantiram suas vagas em Pequim.

Alguns fatores devem ser elogiados sobre a campanha brasileira. A experiente Fofão, que deve disputar sua última edição dos Jogos Olímpicos na China, foi eleita a melhor levantadora da competição. A atleta deu mostras de raça e categoria. Outras jogadoras como Paula Pequeno e Fabiana, também tiveram um bom desempenho no torneio. Outro fator a ser destacado, foi a superação brasileira na vitória contra a Sérvia, após o Brasil ter perdido facilmente para a Itália no jogo anterior.

Entretanto, o que ficou claro foi o descontrole emocional da seleção nos momentos decisivos. Foi assim nos jogos Olímpicos de Athenas, no Pan-Americano do Rio, no Grand Prix deste ano e até mesmo no último mundial, em 2006 quando as nossas meninas foram derrotadas para a Rússia que sequer se classificou para esta edição da Copa do Mundo. Ao menos, em 2007, a nossa seleção conquistou seu único título: o fraco Sul-Americano.

No Mundial do Japão, dois jogos foram cruciais para que o Brasil não o conquistasse . Primeiro contra os EUA, quando o time comandado por José Roberto Guimarães perdeu por 3 a 2, após ter vencido os dois primeiros sets. A outra partida foi contra as italianas, quando o Brasil, irreconhecível, foi facilmente derrotado por 3 a 0.

Confira a campanha brasileira:


Primeira Fase - O Brasil estava no grupo B
:
Brasil 3X0Pôlonia, Brasil 3X0 Quênia, Brasil 3X2 Cuba


Segunda fase – também no grupo B:

Brasil 3X0 Peru, Brasil 2X3 EUA


Terceira fase: Novamente no grupo B
:
Brasil 3X0 Tailândia, Brasil 3X0 Coréia do Sul, Brasil 3X0 Rep. Dominicana


Quarta fase:
Brasil 0X3 Itália, Brasil 3X0 Sérvia, Brasil 3X1 Japão



Esperamos que em 2008 a boa seleção brasileira consiga transformar seus talentos em títulos.

Imagem: globo


Luciano Dias

Nenhum comentário: