domingo, 25 de novembro de 2007

Festa na Fonte Nova acaba em tragédia

Era um cenário perfeito para muito festa. O campeão brasileiro de 88 garantia sua volta à Série B após empatar sem gols com o Vila Nova (GO). Mais de 60 mil torcedores faziam um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas. Porém, o desleixo de alguns dirigente e políticos transformaram a comemoração na maior tragédia em estádios brasileiros nos últimos anos.


Depois do término da partida e a confirmação na Série B em 2008, o gramado foi invadido pelos torcedores. A polícia militar tentou impedir, mas o número de oficiais e invasores era desigual. Vários jogadores comemoravam com a torcida e eram assediados, alguns ficaram somente de cueca. Trios elétricos, o cantor Ricardo Chaves e as bandas Capitão Axé e Olodum estavam preparados para emendar a festar por toda a noite.

Mas, em meio à festa, parte das arquibancadas do anel superior do estádio cedeu, fazendo com que pelo menos dez torcedores caíssem de uma altura equivalente a de um prédio de cinco andares. Eles desabaram por um buraco formado no piso de concreto, em uma rua ao lado da Fonte Nova, próximo ao colégio estadual que funciona no estádio. A foto acima foi tirada da arquibancada e mostra, pela fissura do piso, uma ambulância e várias pessoas.

Informações imediatas ao acidentes afirmavam que oito pessoas haviam morrido, mas até as 23h30 (horário de Brasília), apenas sete tinham sido confirmadas. Seis deles, três homens e três mulheres, morreram na hora do impacto: Jadson Celestino, Djalma Lima, Anísio Marques Neto, Midiam Andrade Santos, Márcia Santos Cruz, Milena Vasques Palmeira. Os sobreviventes foram levados ao Hospital Geral do Estado, onde mais um falecimento foi confirmado: Patrícia Vasques Palmeira, irmã de Milena, não resistiu aos ferimentos.

Além das pessoas que caíram da arquibancada, pelo menos outras 15 de envolveram no acidente. Seis permanecem internadas em estado grave. Os organizadores suspenderam os desfiles e apresentações planejadas.




Imagens: Welton Araújo (AE)


Thiago Ricci

Nenhum comentário: