quinta-feira, 1 de novembro de 2007

São Paulo goleia e ratifica pentacampeonato

O São Paulo venceu o rebaixado América-RN por 3 a 0 nesta quarta, no Morumbi, e confirmou o título do Campeonato Brasileiro 2007. O jogo teve clima festivo no Morumbi e reuniu quase 70 mil espectadores. Além de entrar para a galeria dos times bicampeões seguidos (Palmeiras, Flamengo, Internacional e Corinthians completam a lista), o time se tornou o primeiro clube reconhecido pela CBF como pentacampeão brasileiro e, por isso, deve levar a polêmica taça da Caixa Econômica Federal.

Após um concurso realizado pelo banco público no início de 70, o troféu seria entregue para o primeiro tricampeão consecutivo ou pentacampeão em conquistas alternadas. O Flamengo já venceu o Brasileiro cinco vezes, mas em 1987 o campeonato foi realizado pelo Clube dos 13 e a CBF não reconhece o título - o Sport é considerado campeão brasileiro daquele ano para a entidade.

Dentro de campo, o time paulista só precisava de um empate para sagrar-se campeão nacional de 2007. Porém, a equipe queria fazer história e vencer o jogo "final" pela primeira vez (o São Paulo foi campeão em 77, 86, 91 e 06 após empatar o jogo do título). Para isso, o tricolor pressionou desde o início, mas a equipe potiguar foi ao Morumbi com o objetivo de estragar a festa são-paulina e jogou bastante fechada - em várias oportunidades os onze jogadores estavam atrás da linha da bola.

E conseguiu segurar o empate até o final do primeiro tempo. Até que Hernanes, aos 38, acertou belo chute de fora da área e abriu o placar. Na segunda etapa, o time paulista voltou com tudo para aumentar a vantagem. Logo aos 4, Miranda ampliou de cabeça após aproveitar escanteio cobrado por Jorge Wagner. E ainda deu tempo de Dagoberto deixar o seu também de cabeça, aos 31, depois de cruzamento feito por Souza.

Com o título assegurado, o São Paulo deve dar férias adiantadas para alguns jogadores. Miranda, Leandro, Souza e Aloísio são os mais cotados para receber o privilégio - os três primeiros, junto com Rogério Ceni, foram os atletas que mais atuaram neste ano e o último tem problema crônico de lesão. Alguns jovens jogadores do elenco devem ser aproveitados por Muricy nesse período final de temporada. Fabiano, Danilo Silva (que entrou no final do jogo desta quarta), Jackson, Francisco Alex, Sergio Mota e Thiago são os nomes mais fortes.

Foto: Folha Imagem


Thiago Ricci

Um comentário:

BeL Albuquerque disse...

Tinha que ser o Ricci!
para escrever essa matéria...rs

ÓTIMA!

bJUX
SUCESSO pra vocÊs !

Bela