quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Surpresa, Luís Fabiano salva Dunga e seleção

Com dois gols do ex-são paulino Luís Fabiano, o Brasil derrotou o Uruguai, de virada, por 2 a 1 nesta quarta, no Morumbi. O atacante foi convocado às pressas para substituir o lesionado Afonso e era reserva de Vágner Love até momentos antes do jogo.

Com o resultado, a seleção pentacampeã do mundo subiu para a segunda colocação (pode ser ultrapassado pelo Paraguai, que vencia o Chile por 2 a 0 até o fechamento deste texto) e acabou com um pequeno tabu de oito anos sem vencer os rivais. Já os uruguaios ficaram fora da zona de classificação à Copa, em sexto lugar (pode ser superado pelo Chile).

A partida contou com duas novidades: a estréia do uniforme brasileiro em homenagem à seleção de 58 e a entrada de Luís Fabiano no lugar do contestado Vágner Love. O time de Dunga entrou pressionado em campo. Sob ameaça de vaias, a seleção poderia cair para a sétima colocação caso perdesse o duelo e o Chile vencesse seu jogo.

O Uruguai começou melhor que o time da casa, que se mostrava confuso e sem criatividade dentro de campo. Aos 7, Pereira chutou forte e Júlio César fez uma grande defesa. Um minuto depois, o mesmo Pereira cruzou, o goleiro brasileiro não conseguiu cortar e Abeu cabeceou para abrir o placar. O gol desestabilizou o Brasil e os uruguaios comandaram praticamente todo o primeiro tempo. O goleiro da Internazionale teve que intervir com sucesso três vezes para impedir o segundo gol cisplatino.

Quando parecia que a derrota parcial por um gol seria um bom resultado para o Brasil, a estrela de Luís Fabiano apareceu. Após passe de Maicon, o atacante do Sevilla chutou sem ângulo e contou com a falha de Carini para empatar no último minuto do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Uruguai continuava melhor e, com grande posse de bola e passes envolventes, chegava ao gol brasileiro com certa freqüência. Já o Brasil se dividia em dois times: os zagueiros, laterais e volantes só se limitavam em defender, enquanto o Robinho, Ronaldinho, Kaká e Luís Fabiano tentavam resolver individualmente a partida.

Aos 15, debaixo de vaias, Ronaldinho deu lugar a Josué. Assim, a seleção passou a jogar com três volantes e o Kaká ficou com a função de criar as jogadas. Quatro minutos depois, muito mais pelo faro de artilheiro do que pela mudança tática, Luís Fabiano aproveitou chute errado do Gilberto pro meio da área e virou a partida.

Aos 21, Júlio César fez uma senhora defesa em cabeçada perigosa de Abreu. Apagado em campo, Robinho saiu para a entrada de Vágner Love. Do gol até o final do jogo, o cenário foi o mesmo. O Brasil fazia de tudo para manter o resultado e o Uruguai buscava o empate a todo custo. E os cisplatinos tiveram no mínimo três chances para alcançá-lo, mas esbarraram na grande atuação do goleiro brasileiro ou no último passe.

A seleção brasileira só volta a disputar as Eliminatórias em junho de 2008, quando enfrenta o provável líder Paraguai, fora de casa, e a Argentina, no Mineirão. Antes, um amistoso contra a Irlanda, no dia 6 de fevereiro, em Dublin, está confirmado. O Uruguai também volta nas eliminatórias só em junho, quando joga contra a Venezuela, em casa, e o Peru, fora.

Imagem: Flávio Florido (UOL)


Thiago Ricci

Nenhum comentário: