quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Após estrear mal no Mundial, seleção masculina de vôlei se recupera na competição

Não resta dúvidas que a seleção masculina de vôlei é a grande favorita para conquistar a Copa do Mundo, que está sendo disputada no Japão. A equipe conta com grandes jogadores, como Giba, André Nascimento e Gustavo, e ainda pode deixar de fora o melhor levantador dos últimos tempos, o experiente Ricardinho.

Mas neste mundial, o time brasileiro não começou bem. Logo na estréia, a seleção brasileira foi surpreendida pelos EUA. Em um jogo atípico, o Brasil perdeu por 3 sets a 0 (28/26, 30/28 e 25/20), na cidade de Matsumoto. Uma derrota que serviu de lição para os melhores jogadores do mundo, e que deu motivação para o restante da competição.

Na partida seguinte, contra a Espanha, nossa seleção entrou com outra postura em quadra. O time brasileiro venceu os atuais campeões europeus por 3 sets a 0 (30/25, 25/17 e 25/16). Em um dia inspirado, André Nascimento foi o destaque da seleção. O oposto teve 18 acertos ao longo da partida, sendo 14 de ataque e quatro de saque.

Na partida de encerramento da primeira fase, contra o Egito, a seleção verde-amarela também não teve muitas dificuldades. O time comandado por Bernadinho, venceu os atuais campeões africanos por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/22). O técnico brasileiro aproveitou a fragilidade do adversário para fazer algumas experiências na equipe, como a entrada do meio-de-rede André Heller, no lugar de Rodrigão, titular nas duas primeiras partidas. Com o resultado, o Brasil terminou a primeira etapa da competição em terceiro lugar.

No Mundial, as 12 equipes se enfrentam entre si e o primeiro critério de desempate é o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos sofridos). O próximo desafio brasileiro será contra a surpresa da competição, a seleção de Porto Rico. A partida marca o início da segunda fase, que será disputada em Matsumoto.

Rússia e Bulgária, únicos invictos na Copa do Mundo, lideram o torneio.

imagem: uol


Luciano Dias

Nenhum comentário: