terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mineirão está entre os piores estádios do Brasil

Após três meses de pesquisa e análise, o Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) divulgou um relatório, no qual faz referências à situação dos estádios brasileiros.

O Mineirão foi considerado o segundo pior estádio nacional, e está entre os favoritos para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Segundo a Sinaenco, o Gigante da Pampulha está com a estrutura mal preservada, a visibilidade prejudicada por causa da posição dos placares e possui grades pontudas nas arquibancadas.

Não é só o estádio mineiro que tem a visibilidade ruim, o Morumbi (SP), Durval de Britto (PR) e o reformado Maracanã (RJ) também estão listados. Outra questão a ser tratada em alguns estádios são a melhoria da área de circlulação do público, instalação para imprensa e adapdação para acesso de deficientes físicos (principalmente nos banheiros).

Para o sindicato, os estádios brasileiros não cumprem as normas da Fifa, portanto, nenhum está habilitado a receber jogos de Copa do Mundo. Quanto às reformas, elas não podem ser feitas apenas pensando em 2014, e sim cuidando da segurança de todos que estão dentro da arena.

Foram analisados 29 estádios em 17 capitais brasileiras. Desses, 80% dos estádios precisam de reformas estruturais, 30% possuem arquitetura que pode causar acidentes fatais (como grades pontudas), 82% não têm acesso adequado aos torcedores, 90% não são adaptados às necessidades de deficientes físicos, 95% das cabines de transmissão precisam de reformas, 85% não possui vestiários adequados, 95% têm banheiros em péssimo estado.

A Sinaenco lançou também um ranking com os cinco melhores estádios do Brasil: Maracanã e Engenhão (RJ), Morumbi (SP), Arena da Baixada (PR) e Mangueirão (PA).

Imagem : Mavalem


Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: