domingo, 3 de agosto de 2008

Com sofrimento, Galo derrota Sport no Mineirão vazio

Na estréia (ou reestréia) de Marcelo Oliveira no comando do Atlético-MG, o Galo derrotou o Sport por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Mineirão. Foi a primeira vez neste campeonato que o alvinegro não venceu uma equipe que subiu de divisão no ano passado. Antes o time alvinegro derrotara apenas Portuguesa, Ipatinga, Coritiba e Vitória - times que ascenderam para a elite este ano. Com o triunfo, o Atlético subiu para a 12ª posição, com 21 pontos. Já o Sport, sem muitos objetivos na competição, se manteve no oitavo posto, com 24 pontos.

O time alvinegro entrou em campo sob uma grande crise devido à humilhante goleada sofrida diante do Vasco no meio da semana. A fase se refletiu nas arquibancadas, com o Mineirão recebendo apenas seis mil pagantes. Marcelo Oliveira promoveu várias mudanças na equipe, seja por suspensão ou por ordem técnica. Leandro Almeida e Nen entraram na zaga nos lugares dos suspensos Vinicius e Marcos. Calisto e Marques ganharam as posições de César Prates e Eduardo, respectivamente. Outra novidade foi o retorno de Rafael Miranda ao meio-campo.

Já o Sport, atual campeão da Copa do Brasil, não consegue engrenar no Brasileirão. O elenco é praticamente o mesmo, mas Nelsinho Batista tem dificuldades para encontrar o companheiro de Carlinhos Bala no ataque. Para este duelo, o Leão contou com a volta do bom zagueiro Durval.

O filme de partidas anteriores se repetiu neste domingo. Novamente o Atlético tomou um gol antes dos 15 primeiros minutos. O Sport abriu o placar aos 14, com Roger, após receber bom passe de Luciano Henrique. No entanto, a vantagem perdurou por um minuto apenas, já que Marques (foto) empatara a partida, aproveitando bom toque de Márcio Araújo. Após os tentos, o rítmo da partida caiu, e os erros de passes, principalmente do meio-campo atleticano, foram visíveis.

O Sport voltou melhor para o segundo tempo, mas não era um domínio que se transformasse em oportunidades claras de gol. Sem inspiração, o Galo dependia de lances esporádicos de Petkovic e Marques. Neste contexto, Marcelo Oliveira modificou o alvinegro aos 20min, sacando Márcio Araújo, colocando em seu lugar Gedeon - um meia mais ofensivo. Foi aí que brilhou a estrela do novo comandante atleticano, já que aos 32min o mesmo Gedeon, de cabeça, virou o marcador, após aproveitar escanteio cobrado por Pet, decretando, desta forma, a quinta vitória do Galo no Brasileirão.

Em busca do primeiro triunfo fora de casa, o Atlético encara o Santos, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira. Já o Sport recebe a Portuguesa, na Ilha do Retiro.

Imagem: Divulgação


Luciano Dias

Nenhum comentário: