segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Rodada amarga para os mandantes

A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro mostrou um aspecto incomum. Das dez partidas disputadas, em seis os visitantes saíram vencedores. Apenas São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Goiás fizeram o dever de casa.

Mas o que se destaca nesta edição do Nacional é o grande equilibrio. No G-4, por exemplo, o revezamento das equipes é constante. A igualdade é tamanha, que apenas cinco pontos separam o líder Grêmio do quarto colocado São Paulo, e seis pontos separam o Tricolor paulista do 11º Figueirense.

Diante deste contexto, o Grêmio é o time mais regular das últimas rodadas. Há sete jogos sem perder, o Tricolor Gaúcho lidera a competição com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado Cruzeiro (35 a 33). Além disso, a equipe gaúcha tem o melhor ataque do campeonato - ao lado de São Paulo e Vasco - com 30 gols, e a defesa menos vazada, com apenas 12 tentos sofridos.

Ao contrário da ascensão gaúcha, Flamengo e Náutico, ambos há sete partidas sem vitórias, mostram quedas perigosas. O Rubro-Negro já liderou o Brasileirão com folga, mas, coincidência ou não, após a saída do meia-atacante Marcinho o Fla desandou. Pior ainda é o Timbu, que também esteve no primeiro posto, e atualmente se encontra no pífio 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento.

Enquanto Grêmio e Cruzeiro frequentaram a maioria das rodadas no G-4, Ipatinga e Fluminense praticamente não saíram da temida zona de rebaixamento. Com 13 pontos cada, os dois times fatalmente terminarão o primeiro turno do Brasileirão na zona da degola.


Luciano Dias

Nenhum comentário: