domingo, 24 de agosto de 2008

Empates marcam a 22ª rodada do Brasileirão

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro ilustrou o equilibrio da competição. Foram cinco empates neste final de semana, e por isso, as equipes que conseguiram vitórias ganharam importantes posições na tabela. Destaques para o Palmeiras, que venceu a Portuguesa e alcançou a vice-liderança, e para o Atlético-MG, que goleou o homônimo paranaense. Os artilheiros Kléber Pereira, do Santos, e Alex Mineiro, do Palmeiras, também brilharam e se isolaram ainda mais na artilharia do campeonato.

Confira os resultados da 22ª rodada:

Sábado
Fluminense (15º) 1 x 1 Sport (10º) - Maracanã
O pré-jogo entre Fluminense e Sport apontava o time carioca como o favorito. No entanto, o melhor momento Tricolor não foi visto dentro de campo. A equipe do técnico Cuca conseguiu empatar apenas aos 38min, com Washington, de pênalti. Roger havia marcado para o Leão ainda no primeiro tempo.

Figueirense (12º)1 x 2 Vitória (6º) - Orlando Scarpelli
O Vitória voltou a apresentar um bom futebol, e conseguiu um importante triunfo sobre o Figueira. O resultado reaproximou o Leão do G-4 enquanto o time catarinense permanece na zona intermediária da tabela. O destaque deste confronto foi o gol de bicicleta do zagueiro Marcelo Batatais.

Domingo
Santos (19º) 2 x 0 Cruzeiro (3º) - Vila Belmiro
Kléber Pereira. Se não fosse este atacante, a situação do Peixe poderia ser pior no campeonato. O matador marcou 15 dos 26 gols feitos pelo Santos neste Nacional. Na partida contra o Cruzeiro, Kléber Pereira voltou a brilhar e marcou os dois gols da vitória santista. O resultado tirou o time celeste, que não vence há dois jogos, da vice-liderança do Brasileirão.

Palmeiras (2º) 4 x 2 Portuguesa (18º) - Pacaembu
Com um primeiro tempo arrasador, o Verdão conseguiu aplicar a goleada. Foram quatro gols nas redes de André Luis na etapa inicial. Após várias criticas durante a semana, principalmente no setor defensivo, o Palmeiras mostrou que ainda sonha com o título nacional. Já a Lusa, com um time muito limitado e com uma defesa muito vulnerável (é a pior com 46 gols sofridos), se complica a cada rodada na competição. O revés resultou na demissão do treinador Valdir Espinosa.

Internacional (9º) 1 x 1 Flamengo (7º)- Beira-Rio
Duas equipes tentando manter o caminho das vitórias para ascender na tabela, mas acabaram barrrados um pelo outro. O placar acabou refletindo o jogo parelho protagonizado em Porto Alegre, o que não muda a posição dos times na classificação. Os gols da partida foram proporcionados por falhas dos goleiros Bruno, do Flamengo, e Clemer, do Inter. Nilmar e Obina se beneficiaram dos equívocos.

Coritiba (8º) 2 x 2 São Paulo (5º) - Couto Pereira
Jogo movimentado na capital paranaense. No duelo de duas equipes que brigram para chegar ao G-4, o empate foi um resultado justo. O Coxa esteve à frente no placar em duas oportunidades, mas permitiu o empate Tricolor, que fez os seus gols utilizando a jogada aérea.

Ipatinga (20º) 1 x 0 Goiás (13º)- Ipatingão
O Tigre não consegue largar a lanterna. Na estréia do técnico Márcio Bittencourt, o Ipatinga derrotou o irregular Goiás com um gol de Ferreira. Mesmo com a vitória, o time mineiro permaneceu na última posição, uma vez que o Santos também venceu na rodada.

Atlético-MG (11º) 4 x 0 Atlético-PR (15º) - Mineirão
Só deu Atlético. Ou melhor, só deu Galo. No duelo de "xarás", o Atlético Mineiro não deu chances ao paranaense. O destaque do embate foi o volante alvinegro Serginho, que além de marcar um belo gol e dá o passe para Marques fazer o terceiro, esteve presente com precisão na defesa e no ataque, como jogador surpresa. O resultado complica a situação do Furacão, que está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

Vasco (14º) 1 x 1 Botafogo (4º)- Maracanã
O Fogão perdeu a oportunidade de alcançar a vice-liderança do Brasileirão. A equipe vencia o Vasco até os 44min da etapa complementar, mas permitiu o empate cruzmaltino. Mesmo assim, o Glorioso, em grande fase com Ney Franco, chegou a sua oitava partida sem derrotas. A equipe de São Januário também mostrou evolução com o técnico Tita, e aos poucos, afasta o perigo da zona de rebaixamento.

Náutico (17º) 1 x 1 Grêmio (1º)- Aflitos

Quando Grêmio e Náutico se enfrentam nos Aflitos, não há como se esquecer da 'batalha' que aconteceu em 2005 pela última rodada da Série B. Desafiando outro bordão, o jogo não poderia ser diferente daquele em que o Tricolor Gaúcho se superou e conseguiu garantir seu retorno à elite do futebol nacional. Desta vez, o herói gremista foi o zagueiro Réver (em 2005 fora Anderson), que igualou o marcador aos 48min da etapa complementar. O gol do Náutico foi feito por Kuki.



Luciano Dias

Nenhum comentário: