domingo, 17 de agosto de 2008

Botafogo é a exceção da rodada e chega pela primeira vez no G-4

O Botafogo foi o único visitante que venceu na abertura do returno. O resultado colocou o ascendente Fogão pela primeira vez no G-4 do Campeonato Brasileiro. Na rodada com média de 2,6 gols por partida, os principais artilheiros - Kléber Pereira, Alex Mineiro e Guilherme - brilharam.

Confira os resultados:

Cruzeiro (2º) 2 x 1 Vitória (6º) - Mineirão
Em um duelo muito equilibrado, a objetividade do ataque cruzeirense fez a diferença. Charles e Guilherme marcaram para a Raposa enquanto Ricardinho descontou para o Vitória. A partida também foi marcada pela fratura do tornozelo do atacante celeste Rômulo e pela atuação confusa da arbitragem comandada pelo paranaense Evandro Rogério Roman.

Atlético-PR (14º) 5 x 0 Ipatinga (20º) - Arena da Baixada
Confronto dos dois piores ataques do primeiro turno. No entanto, o ataque atleticano mostrou o que não tinha feito no decorrer da competição e fez praticamente um terço dos gols que havia marcado no campeonato até então. O destaque deste jogo foi Pedro Oldoni, autor de três tentos. Danilo e Ferreira completaram a goleada.

Figueirense (9º) 2 x 1 Portuguesa (16º) - Canindé
Embate de defesas vulneráveis. O 5 a 5 no primeiro jogo das duas equipes no campeonato ilustra a afirmação. Na partida deste sábado, o fator casa fez a diferença, e com um gol de Wellington Amorim aos 40min da etapa complementar, o Figueira conquistou o triunfo.

Grêmio (1º) 1 x 0 São Paulo (5º) - Olímpico
O duelo de tricolores foi o mais esperado da rodada. Assim como no primeiro turno, o Grêmio venceu o São Paulo pelo placar mínimo. No entanto, desta vez a vitória foi conquistada com um gol irregular de Perea. Mas além do fator arbitragem, a defesa gremista, que sofreu apenas 12 gols na competição, fez a diferença mais uma vez. Não se esquecendo do fator campo, já que o time de Celso Roth ainda não perdeu no Olímpico.

Santos (19º) 2 x 2 Flamengo (7º) - Vila Belmiro
O Santos perdeu uma grande oportunidade neste domingo de sair da Vila com três pontos. Com dois gols do artilheiro do Brasileirão Kléber Pereira, o Peixe vencia por 2 a 1 e tinha um jogador a mais. No entanto, a irregularidade defensiva foi preponderante mais uma vez para outro resultado negativo dentro de casa. A partida também marcou a estréia de Marcelinho Paraíba com a camisa do Flamengo.

Vasco (15º) 4 x 0 Internacional (12º) - São Januário
O Vasco é o time das goleadas, seja em vitórias ou em derrotas. Já o Inter tem uma das campanhas mais decepcionantes do Brasileirão, já que a equipe possui um valorizado elenco. Bolívar, contra (falha incrível de Clemer), Edmundo, Eduardo Luiz e Jean marcaram os gols do time das goleadas.

Goiás (10º) 3 x 0 Náutico (17º) - Serra Dourada
Os "vovôs" Paulo Baier, Romerito e Iarley são os responsáveis pela saída do Goiás da temida zona de rebaixamento. Setor da tabela onde se encontra o Náutico, equipe que já liderou o Brasileirão. No jogo deste domingo, Paulo Baier, Paulo Henrique e Vítor fizeram os gols do triunfo esmeraldino.

Palmeiras (3º) 1 x 0 Coritiba (8º) - Palestra Itália
Na rodada dos mandantes, o Palmeiras, dono da melhor campanha dentro de casa, não ia deixar de fazer o seu papel. Tudo bem que foi no sufoco, mas o Verdão mostrou que ainda tem força após a venda de Valdívia, e conseguiu uma importante vitória sobre o ascendente Coritiba. Alex Mineiro, vice artilheiro do Brasileirão, fez o gol do triunfo palmeirense.

Fluminense (18º) 1 x 0 Atlético-MG (13º) - Maracanã
Na estréia do técnico Cuca no comando do Fluminense, o Tricolor conseguiu uma importante vitória, que o faz vislumbrar uma luz para sair da zona da degola. Já o Galo, equipe com uma das piores defesas do Nacional, desta vez foi prejudicado pela inoperância de seu ataque.

Sport (10º) 0 x 1 Botafogo (4º) - Ilha do Retiro
Deixei a exceção da rodada por último. Um treinador é o responsável pela derrota ou vitória de uma equipe? No caso do Botafogo a resposta é sim. Depois que Ney Franco assumiu o comando do Fogão, o time mostra uma ascensão incrível no campeonato. A vitória sobre o Sport, a única de um visitante nesta rodada, é a quinta seguida do Glorioso no campeonato. O triunfo, conquistado com um gol de Jorge Henrique, fez com que o Botafogo chegasse pela primeira vez no G-4 do Brasileirão.


Luciano Dias

Nenhum comentário: