domingo, 10 de agosto de 2008

Lusa derrota Cruzeiro e respira no Brasileirão

Na última partida do primeiro turno, a inconstante Portuguesa derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, neste domingo, no Canindé, e deu um importante para a fuga da zona de rebaixamento. Já o Cruzeiro permaneceu na vice-liderança do Brasileirão com 36 pontos, mas permitiu que o Grêmio abrisse cinco pontos de vantagem.

Sem dúvidas, a Lusa é um time irregular. Faz algumas partidas muito boas e quando todos esperam que a equipe vai engrenar sofre derrotas muitas vezes inexplicáveis. A sua zaga é muito vulnerável, tendo, ao lado do Vasco, a defesa mais vazada da competição. Valdir Espinosa, o segundo treinador a passar pela equipe nesta temporada, busca ainda uma formação ideal para o time. Neste jogo, por exemplo, Fellype Gabriel foi o escolhido para atuar ao lado de Jonas no ataque.

Já o time celeste deu mostras nesta partida que sente (e muito) as ausências de Wagner e Guilherme. Para substituir os dois jogadores, Adilson Batista utilizou Gérson Magrão e o estreante Wanderley (praticamente não apareceu), respectivamente.

A Portuguesa, que não tinha nada a ver com os problemas da Raposa, poderia ter feito um placar elástico no primeiro tempo. Os paulistas buscaram o gol todo o momento, souberam tirar proveito dos erros de passe do Cruzeiro e das morosidades da defesa e do ataque. A Lusa foi premiada logo aos 7min, quando Jonas, o jogador mais perigoso do time paulista, aproveitou uma sobra na área e estufou as redes de Fábio.

O retrato da partida foi pouco modificado na etapa complementar. Aos 16min, Edno ampliou o marcador para os donos da casa, obrigando o Cruzeiro a sair para o jogo. Sem jogadas trabalhas e pouco inspirado, a bola parada foi a solução encontrada pela equipe estrelada para chegar ao gol. Aos 29, Fabrício cobrou falta com perfeição e diminuiu o placar. Nos acréscimos, a Raposa quase empatou, mas esbarrou na falta de sorte.

Na abertura do returno, no próximo sábado, a Portuguesa vai à Florianópolis enfrentar o também irregular Figueirense. No domingo, o Cruzeiro encara o Vitória, no Mineirão.

Imagem: Diego Padgurschi/ Folha Imagem


Luciano Dias

Nenhum comentário: