quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pequim 2008: Boletim 14º dia

O dia olímpico do Brasil foi de surpresas, com a classificação inédita para a final do vôlei feminino e com a medalha de prata com sabor de ouro na vela. A medalha de prata da seleção feminina de futebol também tem um gosto especial, já que, diferentemente do masculino, nossas meninas mostraram muita luta e amor a camisa.

Maratona Aquática
Masculino:
Em prova com o nível muito elevado, o brasileiro Allan do Carmo terminou em 14º lugar. O ouro ficou para o holandês Maarten van der Weijden que ultrapassou o britânico David Davies nos últimos metros.

Atletismo
Marcha atlética 20km feminina:
Debaixo de uma forte chuva que ajudou a amenizar o forte calor em Pequim, a brasileira Tânia Spindler terminou a prova em 37º lugar, enquanto o ouro ficou para Olga Kaniskina da Rússia.
Declato: A prova de resistência que une dez modalidades do atletismo Carlos Chinin ficou em 13º geral após os 100m rasos. No salto em distância ele caiu para 21º, no arremesso de peso ele caiu para 31º. Na quarta prova, salto em altura, Carlos passa para o 36º. O brasileiro terminou as cinco primeiras provas em 31º depois de se recuperar nos 400m rasos. Agora ele soma 3307 pontos enquanto o primeiro colocado Bryan Clay dos Estados Unidos tem 4521 pontos.
800m rasos masculino: O brasileiro Fabiano Peçanha não consegiu passar para a final e ficou apenas em 17º lugar com o tempo de 1m47s07.
Revezamento 4x100m masculino: O Brasil está na final do revezamento, após conseguir se classificar para a segunda parte em sétimo, com 39s01. Na final o Brasil não terá os concorrentes dos EUA que deixaram o bastão cair.
Revezamento 4x100m feminino: A seleção brasileira conseguiu a classificação para a final depois de ficar em 5º lugar, com 43s38.
Salto tríplo: Jadel Gregório fez em seu primeiro salto 17,14m, e nos cinco seguintes só conseugiu melhorar no último, fazendo 17,20 ficando apenas em sexto lugar. O ouro ficou para o português Nelson Evora.

Taekwondo
Feminino:
Debora Nunes venceu a primira luta por W.O. em seu segundo combate, ela empatou com a croata Martina Zubcic em 2 a 2, no tempo normal, e no golden score (ponto de desempate) foi eliminada. O ouro ficou para a Lim Sujeong da coréia.

Vôlei de praia
Feminino: A dupla brasileira Renata e Talita perdeu para as chinesas Xue e Zhang Xi por 2 a 0 parciais de 21/19 e 21/17 na disputa pelo bronze. Assim o Brasil fica fora do pódio pela primeira vez desde que o vôlei de praia entrou nos jogos olímpicos em Atlanta 1996. O ouro ficou para as norte-americanas Walsh e May e a prata para a dupla chinesa Tian Jia e Wang.

Vela
Star:
Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram a medalha de prata, depois de uma prova polêmica. Enquanto Percy/Simpson, do Reino Unido, e Loof/Ekstrom, da Suécia, se preocupavam com a disputa do ouro, os brasileiros venceram as duas primeiras regatas, garantindo o bronze, e com os outros resultados, os britânicos também foram para a terceira regata com o ouro confirmado. Então Scheidt e Prada entraram na última regata para tentar a prata. Essa disputa foi a mais polêmica, e os brasileiros terminaram em terceiro e a dupla sueca em último, depois de chegar junto com os barcos italiano e francês. O resultado dava a prata para os brasileiros. Em seguida a organização colocou os suecos em nono, assim o Brasil ficava com o bronze. Mas novamente e oficialmente a organização colocou os suecos em último, e assim definitivamente a prata voltou para o Brasil. Com esse feito o hiatismo é o esporte que mais deu medalhas para o Brasil, 16 no total.

Canoagem
C-1 500m masculino: Nivalter Santos ficou em sétimo lugar na semifinal da C-1 500m, prova de velocidade da canoagem. Ele foi o primeiro brasileiro a correr nas duas provas mais rápidas da canoagem em uma mesma olimpíadas, 500m e 1000m.

Hipismo
Salto individual:
O Brasil contou com dois atletas na final: Camila Mazza que zerou o primeiro percurso sem nenhuma falta e no segundo com duas ficou fora da disputa; e Rodrigo Pessoa o atual campeão olímpico, que cometeu uma falta na primeira parte, zerou na segunda, já na terceira parte excedeu o tempo e ficou fora do pódio. O ouro ficou para o canadense Eric Lamaza, a prata com Rolf-Goran Bengtsson da Suécia, e a norte-americana Beezie Madden com o bronze. Rodrigo Pessoa ficou em quinto e Camila Mazza em 10º.

Vôlei Olímpico
Feminino: A seleção afastou o fantasma de quatro anos atrás, quando foi eliminada pelas russas por 3 a 2, depois de estarem ganhando por 2 a 0. O Brasil enfrentou a China, e venceu por 3 a 0 parciais de 27/25, 25/22 e 25/14. Destaque para a ponteira Mari com 64% de aproveitamento nos ataques. Agora a seleção brasileira, que já tem a prata garantida, disputa o ouro contra os Estados Unidos. Essa será a segunda final entre os dois paises nesse jogos de Pequim, já que no futebol femino também aconteceu essa disputa.

Futebol Olímpico
Feminino:
Emocionante. Este é o sentimento de quem acompanhou a final olímpica entre EUA e Brasil. A seleção brasileira entrou em campo com determinação, força, atacando o tempo todo levando mais perigo ao gol adversário, mas bola não entrava. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, as norte-americanas abriram o placar na prorrogação. Mesmo com o gol, as brasileiras não desistiram e até o último lance ainda chegaram perto do gol com perigo. Marta, Cristiane, e Fabiana estavam muito bem, partindo para cima da marcação e buscando a finalizaçãom, mas a bola insistia em não entrar. As meninas mostraram tudo que queríamos ter visto no time masculino: luta e amor a camisa. O bronze ficou para as alemãs que venceram o Japão por 2 a 0.

Confira o quadro de medalhas:

Atualizado às 13 horas (horário de Brasília)


Tabela: Globo

Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: