sexta-feira, 13 de junho de 2008

Em jogo doméstico, Galo goleia Ipatinga

No primeiro encontro entre Atlético e Ipatinga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro prevaleceu a força da equipe alvinegra. Mesmo atuando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Galo conseguiu fazer 4 a 2 na equipe do Vale do Aço. O triunfo, além de transmitir nova tranqüilidade ao Atlético, o coloca, provisoriamente, na sexta colocação, com nove pontos. Já o Tigre se encontra na parte debaixo da tabela, e de quebra perdeu o treinador Giba, que pediu demissão após o revés.

Mesmo com a goleada sofrida na última rodada para o São Paulo, Alexandre Gallo manteve no alvinegro o esquema com três zagueiros (Leandro Almeida, Welton Felipe e Vinicius). Renan assumiu a vaga de Calisto (contundido) na ala esquerda e o ataque foi formado por Eduardo e pelo estreante Beto. O Ipatinga, por sua vez, atuou num esquema que pode ser chamado de 4-5-1, já que Adeílson, mesmo com esporádicas aproximações de Gerson Magrão e Luciano Mandi, atuava isolado.

Já no primeiro minuto do duelo, os pouco mais de cinco mil pagantes se empolgaram com o primeiro gol atleticano. Leandro Almeida cabeceou para as redes de Fred, após cobrança de escanteio de Coelho. No entanto, aos 14min, Welton Felipe dava inicio a mais uma atuação insegura. Em cobrança de corner, o zagueiro cometeu pênalti ao tocar a bola com a mão dentro da área. Gérson Magrão foi o encarregado pela cobrança, empatando a partida.

O empate ipatinguense deu inicio a uma sucessão de erros do Atlético. Para piorar a situação, Rafael Miranda, com uma fisgada na coxa esquerda, precisou ser substituído por Serginho. Mas, mesmo atuando mal, o Galo chegou ao segundo gol com Coelho, que finalizou um cruzamento de Eduardo pela esquerda. No final, Welton Felipe mostrou infantilidade ao fazer uma falta em Gérson Magrão no meio-campo e ser expulso. O jogador que estreou muito bem contra a Portuguesa, sendo tema de várias reportagens, não mostrou a mesma concentração nas duas últimas partidas.

Com dores na coxa, Coelho não retornou para o segundo tempo. Nen entrou em seu lugar, fazendo a sua estréia com a camisa atleticana. Márcio Araújo fez as vezes de ala-direito. Mesmo com um jogador a menos, o estreante Beto marcou o terceiro aos 7min, depois de receber bom passe de Petkovic. Aos dez, Serginho fez bela jogada e foi derrubado dentro da área. Na cobrança, Pet bateu com perfeição e marcou o quarto. Aos 23, o Ipatinga teve a chance de diminuir em outra penalidade na partida, mas Gérson Magrão cobrou para a fora. Mas, aos 31mi, Wilian diminuiu o revés, aproveitando cruzamento de Adeílson.

Administrando a vantagem, Leandro Almeida quase fez o quinto, mas acertou o travessão de Fred. Com a paralisação para a disputa das eliminatórias da Copa, o Galo só volta a campo no dia 22, quando enfrenta o Náutico, em Recife. Já o Ipatinga, que mostra várias deficiências, enfrenta o Flamengo, no Vale do Aço.

Imagem: Jorge Gontijo/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: