sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Pequim 2008: Boletim - 8º dia

O oitavo dia foi marcado pelo começo das provas de atletismo, modalidade que originou as Olímpiadas. O Brasil terminou a sexta-feira sem medalhas, mas de uma maneira geral, foi um dia positivo para o país. Destaques para as emocionantes vitórias de Renata e Talita, no vôlei de praia, e das equipes femininas de handebol e de futebol.

Veja o desempenho brasileiro:

Natação

Masculino/ 200m medley -
A medalha de bronze chegou a estar bem perto de Thiago Pereira, mas, nos metros finais, o brasileiro teve que se contentar com o quarto lugar. O fenômeno da natação mundial, Michael Phelps, conquistou o seu sexto ouro em Pequim e bateu pela oitava vez o recorde mundial da prova com a marca de 1m54s23.
Revezamento 4x100m medley - A equipe formada pelos nadadores Guilherme Guido, Felipe Silva, Kaio Márcio e Nicolas Oliveira terminou em sexto a sua série e em 14º lugar na classificação geral das eliminatórias (3m38s66).
Feminino/ revezamento 4x100m medley - Apesar de ter batido o recorde sul-americano, a equipe brasileira não conseguiu conquistar uma vaga na final. Na manhã desta sexta-feira, Fabílo Molina, Tatiane Sakemi, Tatiana Lemos e Gabriela Silva ficaram em décimo lugar, com o tempo de 4min02s61.
50m livre - Em sua estréia nos Jogos Olímpicos de Pequim, a nadadora brasileira Flávia Delaroli não conseguiu se classificar para as semifinais dos 50m livre. Delaroli, que chegou em quinto em sua série, fez 25s34 e terminou em 22º lugar na classificação geral das eliminatórias.

Vôlei feminino
Com muita facilidade, o Brasil venceu o Casaquistão por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/6 e 27/25.

Ginástica artística
Pela primeira vez, o Brasil tem uma ginasta entre as dez melhores do mundo no individual geral. Apesar de ter caído no solo e no salto, Jade Barbosa garantiu o décimo lugar na decisão, com 59.550 pontos, superando o 12º lugar de Daniele Hypolito em Atenas-2004. Também estreante, Ana Cláudia Silva somou 56.875 e terminou na 22ª posição.

Handebol feminino
O Brasil conseguiu a maior vitória de sua história em Jogos Olímpicos no handebol feminino ao vencer a Coréia do Sul por 33 a 32 com um gol de Ana Paula no último segundo. Líderes do grupo e candidatas à medalha de ouro, as sul-coreanas pareciam não acreditar no que estava acontecendo durante todo o jogo, com as brasileiras liderando quase o tempo inteiro. A seleção agora tem três pontos e enfrenta a fraca Suécia na última rodada, com totais chances de classificação para a próxima fase.

Vela
Masculino/classe Finn - Na oitava regata da dos Jogos Olímpicos, o brasileiro Eduardo Couto queimou a largada. O velejador do país terminou na 13ª posição geral, com 89 pontos perdidos e teve como melhor resultado até agora a segunda colocação na quinta regata. Com esse desempenho, ele está fora da Medal Race - só os dez primeiros se classificam para ela.
RS:X - Ricardo Winicki, o Bimba, chegou em sexto na quinta regata, e manteve o nono lugar geral. Com mais seis regatas a disputar, o brasileiro segue com chances de medalha.
Classe Star - Principal esperança de medalha brasileira na vela, a dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada não começou bem. A embarcação brasileira ficou com a décima colocação, depois de passar a primeira marca em 12º e até ter caído para a 13ª posição.
Feminino/ 470 - Fernanda Oliveira e Isabel Swan chegaram a ocupar a segunda colocação da sétima regata. Mas na metade final, elas caíram para a sexta posição e assim terminaram a prova. Na classificação geral, a dupla do Brasil está em sétimo lugar, com 45 pontos perdidos.

Atletismo
Masculino/100m rasos -
Os brasileiros Vicente Lenílson e José Carlos Moreira, o Codó, avançaram para as quartas-de-final. Sandro Viana chegou em sexto na oitava bateria e não se classificou.
400m com barreiras - O brasileiro Mahau Suguimati chegou em terceiro na primeira bateria.O atleta fez o tempo de 49s45 e se classificou para a semifinal da modalidade na 12ª posição geral.
1500m - Hudson de Souza não conseguiu se classificar para as semifinais. ele ficou em sétimo lugar na terceira eliminatória da prova, disputada no estádio Ninho do Pássaro. Os cinco primeiros de cada uma das quatro provas avançaram de fase direto.
Feminino/ arremesso de peso - Após a terceira prova do heptatlo feminino, Lucimara da Silva alcançou apenas a marca de 11,59m, ficou em 16º lugar no seu grupo e somou 634 pontos. Com isso, ela chegou a 2693, e caiu da oitava para a 20ª colocação geral e foi eliminada dos Jogos.
Lançamento de disco - Elisângela Adriano conseguiu a marca de 58,84m na fase classificatória e terminou apenas no 19ª lugar.
Salto triplo - Gisele de Oliveira está fora da final.Na prova classificatória, a atleta saltou 13,81 m, distância insuficiente para prosseguir na competição, ficando com a 23ª marca das eliminatórias.

Judô
Fim da esperança da quarta medalha do judô brasileiro nestes Jogos Olímpicos de Pequim. No último dia de disputas, João Gabriel Schlittler foi derrotado por ippon pelo atual campeão mundial Teddy Rinner na final da repescagem do pesado.

Futebol feminino
Com gols de Daniela Alves e de Marta o Brasil venceu a retranca norueguesa por 2 a 1 e se classificou para as semifinais. As adversárias são as alemãs, atuais campeãs mundial.

Vôlei de praia feminino
Renata e Talita -
Por muito pouco, o vôlei brasileiro não foi surpreendido por uma zebra norueguesa. Na partida mais dramática do país nas areias de Pequim, Renata e Talita garantiram a classificação para as quartas-de-final. As atletas superaram o abatimento e bateram Maaseide e Glesnes, número 26 do ranking, por 2 a 1, parciais de 12/21, 21/19 e 15/13.
Ana Paula e Larissa -
A dupla bateu com autoridade as alemãs Pohl e Rau por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/14.

Remo
Feminino/ Skiff simples - Fabiana Beltrame chegou em primeiro lugar na final D e terminou a competição em 19º lugar.
Masculino/ Skiff simples - Anderson Nocetti participou da decisão C, cruzou a linha de chegada em segundo e encerrou em 14º. skiff duplo leve - A dupla formada por Thiago Gomes e Thiago Almeida se classificou para a final C . Essa decisão vai definir os atletas que terminarão de 13º a 18º.

Hipismo
Rodrigo Pessoa ficou apenas com a 14ª marca do dia, pois cometeu uma falta, ao estourar o tempo estabelecido pela organização do evento. No entanto, o resultado do cavaleiro mais experiente da equipe não comprometeu o desempenho do Brasil no geral do dia. Pedro Vennis e Bernardo Alves foram os destaques do Brasil na prova. Ambos terminaram empatados na primeira posição com mais 10 participantes, em uma prova muito equilibrada. A brasileira Camila Benedicto foi a 39ª colocada, com cinco faltas.

Basquete
Vexame. Com quatro derrotas, a seleção feminina se despediu dos Jogos. O último revés aconteceu contra a Rússia por 74 a 64.

Confira o quadro de medalhas:
Atualizado às 16 horas (horário de Brasília)

Imagem: Globo


Luciano Dias

Nenhum comentário: