quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pequim 2008: Seleção maculina de futebol estréia com vitória apertada

Assim como no futebol feminino, o time marculino também estreou nas Olímpiadas 2008 antes da abertura oficial. Isso porque a Fifa exige que haja um intervalo mínimo de 48 horas para cada equipe voltar a jogar, diferentemente do que acontece nos outros esportes.

Com uma má atuação da arbitragem, o time comandado pelo técnico Dunga venceu a seleção da Bélgica por 1 a 0, com gol de Hernanes, aos 31min do segundo tempo, em Sheyang. As meninas do futebol estavam presentes no estádio, para apreciar esta partida.

No primeiro tempo, viu-se um Brasil meio parado, sem iniciativa. Ronaldinho Gaúcho estático do lado esquerdo, Diego sem movimentação, e Alexandre Pato também muito parado no ataque. Com isso, os volantes da seleção rifavam a bola a todo momento tentando ligar a defesa ao ataque. Como a equipe verde-amarela não imprimiu rítmo ao jogo, a seleção belga partiu para cima levando perigo ao gol de Ranan, com Mirallas que recebeu um belo toque de De Mull mas chutou pra fora.

O Brasil só chegou na área advesária aos 15min com o lateral Marcelo, que chutou forte mas sem perigo para o goleiro. Ainda com muita dificuldade na saida de bola, Ronaldinho achou Pato na entrada da área, mas Company evitou a conclusão do atacante brasileiro.

A maior chance de gol no primeiro tempo foi da Bélgica, com Mirallas, que passou entre os dois zagueiros do Brasil e tocou na saida do goleiro Renan, que fez uma bela defesa. O meia Fellaini ainda mostou oportunismo aproveitando o rebote e quase marcou para os belgas. Depois disso, nenhuma das seleções chegaram com perigo ao gol adversário.

No segundo tempo, verificou-se uma seleção brasileira do jeito que todos gostam - para frente, tomando a iniciativa e arriscando mais. Tanto que aos 30seg da parte complementar, Pato entrou na área e chutou com perigo. Assim o time de Dunga se comportou por todo segundo tempo. Mas, mesmo com a nova postura, a Bélgica chegou mais uma vez com Mirallas, que entrou livre na área e chutou pra fora.

Aos 26, o zagueiro Company foi expulso, após receber o segundo cartão amarelo. A partir deste momento, o Brasil passou a pressionar o adversário. Imediatamente, Dunga substituiu Anderson e Pato por Thiago Neves e Jô. Aos 31, o volante Hernanes fez o gol da vitória brasileira, depois de driblar o marcador e acertar um lindo arremate de canhota, sem chances para o goleiro Bailly.

Com mais tranquilidade após o gol, o Brasil começou a tocar a bola e ainda viu Fellaini ser expulso. Dunga queimou a "regra três" ao colocar Ramires no lugar de Diego com o objetivo de liberar o meia Thiago Neves. Com a alteração, nossa seleção até que fez mais um gol com Jô, mas o atacante estava impedido e o tento foi bem anulado.

Imagens: Agência / AP

Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: