segunda-feira, 2 de junho de 2008

Galo conquista sua primeira vitória no Brasileirão

Na estréia do uniforme comemorativo ao centenário atleticano, o Galo conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Mostrando um futebol vistoso, o time alvinegro venceu a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão. O triunfo fez com que o invicto Atlético conquistasse o sétimo posto, com seis pontos. Já a Portuguesa continua sem vencer na competição, amargando a vice-lanterna, com apenas dois pontos.

O técnico Alexandre Gallo surpreendeu na escalação, ao promover a estréia do zagueiro Welton Felipe (foto) ao lado de Vinícius e Leandro Almeida, adotando o sistema 3-5-2. Welton, que barrou o veterano Marcos, mostrou grande personalidade, sendo um dos melhores jogadores em campo. No ataque, o veterano Marques fez dupla com o jovem Renan Oliveira. O time demonstrou mais organização em campo em relação às partidas anteriores. Já a modesta Portuguesa depositava suas esperanças na sua dupla de ataque, formada por Diogo e Christian.

Mesmo com envolvente troca de passes, os gols do Galo foram de bola parada. O primeiro saiu com Coelho, aos 30min da etapa inicial. O lateral-direito, que começava a receber vaias da torcida, cobrou falta da esquerda e a bola foi lentamente para o gol, sem ser tocada por outro jogador.

O Atlético inovou ao voltar para o segundo tempo com um uniforme diferente. Os jogadores, que haviam começado a partida com a camisa preto-e-branca da nova coleção do centenário, voltaram para a etapa complementar com o uniforme todo preto, também da recém-lançada coleção. Junto com a nova camisa veio o segundo tento, aos 10min. Após a cobrança do escanteio, Welton Felipe cabeceou no travessão e Marques completou para as redes. Entretanto, a arbitragem confirmou o gol para o zagueiro de 21 anos.

O Galo quase ampliou o placar aos 13min, com Marques, que acertou o travessão do goleiro Gottardi. A equipe atleticana apenas administrou o restante da partida, decretando desta forma a primeira vitória no Brasileirão. O próximo compromisso atleticano é o São Paulo, sábado, no Morumbi. Já a Lusa tenta a sua primeira vitória no campeonato contra o Internacional, domingo, no Canindé.

Outros jogos de domingo

Sem dúvidas, o destaque do domingo, infelizmente negativo, aconteceu no confronto entre Náutico e Botafogo, nos Aflitos. Cenas reprovavéis: primeiro do zagueiro botafoguense André Luis, que após ser expulso mostrou total descontrole ao fazer gestos obscenos aos torcedores do Timbu. Depois dos policiais, que mostraram despreparo, e com abuso de autoridade tratou André Luis como se fosse um bandido. Esquecendo-se da parte negativa, em campo o Náutico aproveitou o desorganização do Fogão e goleou por 3 a 0.

Na Vila Belmiro, o clássico San-são foi apático, assim como a atual situação das duas equipes. Um 0 a 0 que fez jus ao momento dos times. No Palestra Itália, o Palmeiras, mesmo não atuando bem, derrotou o Atlético Paranaense por 1 a 0. Finalmente no Maracanã, o time reserva do Fluminense foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0.

Imagem: Paulo Figueiras/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: