sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Pequim 2008: Boletim - 15º dia

Um dia muito bom e hitórico para o Brasil, que subiu ao pódio quatro vezes. Foram dois bronzes, um nas praias e um no futebol; uma prata também na praia. E se Phelps conseguiu um ouro por um milésimo, Maurren Maggi chega ao lugar mais alto do pódio por um centímetro no salto em distância. Na foto ao lado ela comemora com a bandeiras do Brasil e da China nas mãos, em forma de agradecimento.

Altetismo
Marcha Atlética 50km masculino: O forte calor em Pequim castigou os atletas olímpicos que correram os 50km da marcha atlética. O brasileiro Mário José dos Santos Júnior chegou apenas em 41º com o tempo de 4h10m25s. O ouro ficou para Alex Schwazer da Itália que fez a prova em 3h37m09s, batendo o recorde olímpico que era 3h38m29s. A prata ficou para o australiano Tallent e o bronze para Nizhegorodov da Rússia.
Pentatlo moderno femino: Essa prova une cinco modalidades. E na primeira prova a brasileira Yana Marques ficou em sétimo lugar no tiro com pistola de ar, fazendo 1156 pontos. Yane foi para a esgrima, modalidade a qual ela tinha a melhor marca do ano com 19 vitórias e 16 derrotas. Mas não adiantou, foi mal e somou 2012, se mantendo na sétima colocação. Na prova da natação ela nadou 200m em 2m15s44, fez 3308 pontos e pulou para o sexto lugar. Na quarta prova, no hipismo, Yana cometeu cinco faltas e seu cavalo refugou, assim ela caiu para 15º com 4256 pontos. Na última modalidade, quase que sem chances de medalhas, a brasileira correu 3000m, mas só consegiu melhorar apenas uma posiçao terminando em 18º com 5332 pontos. O ouro ficou com Lena Schöneborn da Alemanha, a prata para Heather Fell da Grã-Bretanha, e o bronze para a ucraniana Victoria Tereshuk.
Decatlo masculino: No segundo dia de competições, que seriam disputadas mais cinco provas o brasileiro Carlos Chinin desistiu da prova, alegando lesão no glúteo. Foram disputadas no segundo dia os 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e corrida de 1500m. O ouro foi para Bryan Clay (EUA), prata para Andrei Krauchanka (BLR) e o bronze para Leonel Suárez (CUB).
Salto em distância feminino: A saltadora Maurren Maggi conquistou uma medalha de ouro inédita para o Brasil. Ela é a primeira altleta brasileira a ganhar uma medalha de ouro em competições individuais femininas. Como tinha uma das melhores marcas das eliminatórias Maurren foi uma das últimas a saltar na primeira etapa pulou 7,04m, mal sabia ela que essa marca lhe daria o ouro. As oito melhores marcas passaram para a segunda parte, e a brasileira se manteve em primeiro durante toda a série. Na útima etapa de saltos, a russa Tatyana Lebedeva que era a penúltima e somente ela poderia vencer naquele momento saltou 7,03m, como Maurren era a última a saltar e não seria mais alcançada ficou com o ouro garantido. A outra brasileira na prova, Keila Costa ficou em 11º com 6,43m.
Revezamento 4x400m feminino: O Brasil não conseguiu se classificar para a final da prova. Maria Laura Almirão, Josiane Tito, Emmily Pinheiro e Lucimar Teodoro ficaram em sexto na 2ª eliminatória.
Revezamento 4x100m feminino: Pela primeira vez um time brasileiro chega na final do revezamento 4x100m. Nossa equipe ficou em quarto lugar, com o tempo de 43s14. A equipe era formada por Rosemar Coelho Neto, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos. O ouro ficou para a Rússia, a prata para Bélgica e o Bronze para a Nigéria.
Revezamento 4x100m maculino: O time do Brasil repetiiu o feito das meninas e também ficaram em quarto lugar na final do revezamento. O time, formado por José Carlos Moreira, Bruno Lins, Vicente Lenílson e Sandro Viana, perdeu o bronze nos metros finais. O Brasil, que sabe passar muito bem o bastão, precisa agora investir na formação de bons velocistas. O ouro ficou para a Jamaica que tem Powell, Michael Frater, Nesta Carter além de Uisan Bolt, que se despede de Pequim com três medalhas de ouro - ele venceu os 100m, 200m e o revezamento. Trinidad e Tobago ficou com a prata e o Japão com o bronze.

Vôlei de Praia
Masculino:
A dupla brasileira Marcio Fábio Luiz, enfrentaram os norte-americanos Rogers e Dalhausser, e perderam a partida por 2 a 1, parciais 23/21, 17/21 e 15/4. Destaque para o segundo set que os brasileiros conseguiram uma grande virada, mas no tie-break, os atletas do Brasil se apagaram, e a dupla Rogers e Dalhausser aproveitaram esse momento para garantir o ouro. Na disputa pelo bronze a dupla formada por Emanuel e Ricardo venceu os brasileiros que jogam pela Geórgia Geor e Gia (Renatão e Jorge) por 2 a 0, parciais 21/15 e 21/10.

Saltos Ornamentais
Plataforma 10m masculino:
Os brasileiros Cassius Duran e Hugo Parisi estão fora da disputa por medalhas na competição. Parisi ficou em 19º lugar, com 412,95, e Duran em 24º com 389,65. O chinês Luxin Zhou foi o melhor nas eliminatórias e se classifica pra final com 539,80 pontos. Na final a pontuação será zerada.

Futebol Olímpico
Masculino: O Brasil entrou em campo para encerrar sua participação nos jogos olímpicos disputando a medalha de bronze, contra o mesmo páis que estreiou nos jogos, a Bélgica. Um jogo tranquilo, já que os belgas não ofereceram muito perigo ao Brasil, que venceu por 3 a 0, gols de Diego e Jô (2). Além de Jô, Dunga também colocou o volante Ramires no lugar do suspenso Lucas. Os brasileiros jogaram razoavelmente bem, e só na disputa do terceiro lugar começaram a tocar a bola para os laterais que passavam livres. Com essa medalha a seleção de futebol conseguiu sua quarta medalha olímpica, a segunda de bronze.

Vôlei Olímpico
Masculino: A seleção brasileira se classifica para a final olímpica, após vencer a Itália por 3 a 1, parciais de 19/25, 25/18, 25/21 e 25/22. Depois do susto no primeiro set vencido pelos italianos, o técnico Bernardinho substituiu Dante por Murilo, que entrou bem virando várias bolas. Agora o Brasil enfrenta na final os Estados Unidos que venceram os Russos por 3 a 2. Essa será a quarta final entre os dois paises nesses jogos. A outras foram no futebol feminino, vôlei de praia masculino, e a final do vôlei femino que será na às 9h de sábado. Até o mento os norte-americanos venceram todas.

Confira o quandro de medalhas:

Atualizado às 14 horas (horário de Brasília)


Imagens: Agência Xinhua e globo.com



Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: