sábado, 12 de abril de 2008

Flu garante garante classificação nos pênaltis

O Fluminense venceu o Vasco, neste sábado, no Maracanã, nos pênaltis por 5 a 4 e está na decisão da Taça Rio. No tempo normal, a partida terminou em 1 a 1, gols de Jean para os vascaínos e Thiago Silva para o tricolor. Com o triunfo, o Fluminense espera o vencedor entre Botafogo e Flamengo para decidir quem ficará com o título da Taça Rio.

Um empate levaria a decisão para os pênaltis, por isso ambas as equipes foram para o ataque. Melhor na criação, o Flu teve a prmeira chance. Cícero conduziu a bola e chutou de fora da área, o goleiro Tiago esapalmou e no rebote Conca, desequilibrado chtou de direita e Tiago salvou.

Washington simulou penalidade aos 12min e foi advertido com cartão amarelo. Um minuto depois, Leandro Bomfim realizou jogada individual e chutou em cima da zaga. Embalado pela torcida, o Vasco passou a pressionar. Aos 14, Leandro Bomfim cruzou na área e o lateral pablo mandou, de primeira, por cima.

A resposta do Flu veio com Thiago Neves aos 18min. O meia conduziu a bola em alta velocidade desde o meio de campo e chutou na dividida com o zagueiro, no rebote, Júlio César chutou a direita do gol. Cinco minutos depois, Washington mandou de cabeça por cima após cruzamento de Thiago Neves.

O domínio era vascaíno, mas o time cruzmaltino não conseguia ultrapassar o bloqueio das laranjeiras. Aos 29, Wágner Diniz tabelou com Bomfim e chutou cruzado, mas nenhum jogador vascaíno tocou na bola.

A forte marcação cruzmaltina fez com que o zagueiro Thiago Silva arracasse de seu campo conduzindo a bola até a entrada da área, sendo desarmado. No rebote, a bola ficou com Thiago Neves que arriscou assustando o goleiro vascaíno.

Na etapa final, Antônio Lopes, técnico do Vasco, sacou Allan Kardec para a entrada de Jean na tentativa de colocar mais velocidade. Do outro lado, Renato Gaúcho preferiu não mudar.

No início, o Vasco continuou atacando. Aos três minutos, uma boa triangulação,entre Moraes, Jean e Edmundo, quase resultou em gol. O "animal" girou e mandou no canto para a ótima defesa de Fernando Henrique.

Aos 10min, Thiago Neves cobrou falta direto e Tiago salvou com os pés. A resposta veio três minutos depois com o gol de Jean. Após confusaõ na área, a bola sobrou para Edmundo, que chutou, o goleiro deu rebote, e Jean só bateu no ângulo para abrir o placar.

Thiago Neves tentou empatar com um chute de fora da área, mas a bola passou perto da trave. Aos 17, o camisa 10 das laranjeiras cruzou na área e o zagueiro Thiago Silva se livrou da marcação e empatou.

Mais uma vez, Vasco fora

O gol de empate ditou outro ritmo a partida. Assim, ambas as equipes se arriscaram menos deixando o jogo bem disputado no meio. Somente após aos 35min que surgiram alguns espaços para criar alguns contra golpes, mas nenhum eficiente. A última chance veio com Wágner Diniz aos 40min,que chutou por cima após tabela com Moraes.

Nas quatro primeiras cobranças todos fizeram. Na última, o jovem Pablo de 19 anos chutou na trave e Gabriel marcou o gol da classificação.

Desde 2003, o Campeonato Carioca possui esta fórmula de disputa. Em 2003 o Vasco passou das semi e consagrou-se campeão. De lá pra cá, chegou quatro vezes as semifinais e somente uma, a equipe cruzmaltina conseguiu vencer. Na ocasião, a vítima foi o Friburguense em 2004. Em 2005 perdeu para o Flu, em 2007 foi derrotado para o Flamengo e este ano, eliminado novamente pelo Fluminense.

Imagem: uol

Christiano Soares

Nenhum comentário: