sexta-feira, 18 de abril de 2008

Após 'derrota espetacular' em último jogo no Brasil, Guga encara maratona

Gustavo Kuerten viaja nesta sexta-feira à Europa, onde terá duas semanas seguidas de disputas. Na segunda ou terça-feira, Guga estréia no Masters Series de Monte Carlo, torneio que já sagrou-se campeão e recebeu wild-card (convite da organização). Na seguida, encara o ATP de Barcelona, na cidade espanhola.

Os torneios consecutivos, fato comum na vida de um tenista, será uma verdadeira maratona para o brasileiro, que luta contra dores musculares. Ele almeja manter o nível jogado contra o gaúcho Franco Ferreiro, nessa quinta-feira, pelo challenger de Santa Catarina. Guga chegou a comparar sua atuação com a da final do Masters Series de Miami em 2000, contra Pete Sampras. O cofronto, vencido pelo estadunidense por 6/1, 6/7 (2/7), 7/6 (7/5) e 7/6 (10/8), é considerado uma das finais mais emocionantes da história.

Em jogo histórico, Guga se supera e vende caro a derrota

O maior tenista que o Brasil já teve não joga mais no país natal. A última partida de Gustavo Kuerten em terra tupiniquim foi disputada com a grandeza que exigia. O tricampeão de Roland Garros foi derrotado pelo gaúcho Franco Ferreiro por 2 sets a 0, 7-5 e 7-6 (7-2), nessa quinta-feira, mas saiu de quadra ovacionado - por causa do jogo apresentado.

O primeiro set foi bastante disputado e só foi definido após mais de 40 minutos. Guga esteve perto de vencê-lo, mas Ferreiro foi melhor no final e fechou por 7-5. O ex-número 1 do mundo começou a sentir cansaço e chegou a ir ao vestiário no intervalo.

Porém, no segundo set veio o show. Guga relembrou os velhos tempos de supremacia mundial e recuperou um set que estava praticamente perdido - o placar anotava 3 a 0 para Ferreiro. Com golpes arriscados, próximos à linha adversária, Kuerten levou a decisão para o tie-break. No desempate, o gaúcho foi superior e fechou por 7-2.

A turnê do adeus chega na sua metade. E, com a eliminação em Santa Catarina, Guga se despede das partidas oficiais no Brasil. Mas, dá um adeus satisfeito e orgulhoso. "Cada torneio tem um diferencial para mim, mas o maior envolvimento, e emoção, é aqui no Brasil. Se tivesse que acabar hoje [quinta], estaria bom", afirma, emocionado, em coletiva após o jogo.

Imagem: Andujar Press


Thiago Ricci

Nenhum comentário: