domingo, 20 de abril de 2008

De virada, Cruzeiro vence o Boa e promove o clássico das gerais na final do Estadual

Sem contrariar os prognósticos, o Campeonato Mineiro 2008 será decido entre Atlético e Cruzeiro. Neste domingo, no Mineirão, foi a vez da Raposa garantir a classificação para a final com a vitória, de virada, por 3 a 1 sobre o Ituiutaba.

Desta vez, o técnico cruzeirense Adilson Batista não inventou. Atuando no tradicional 4-4-2, os destaques na escalação foram a entrada de Marcinho no lugar do suspenso Wagner e o retorno do zagueiro Thiago Heleno, após se recuperar de contusão. Entretanto, o time não se encontrou na etapa inicial, repetindo a apatia dos últimos jogos. O Ituiutaba por sua vez, criou as principais oportunidades, especialmente pelas articulações do meia Pachola. Neste contexto, o Boa abriu o placar aos 22min. Após cobrança de escanteio pela direita, Moreno aproveitou a sobra e em uma tentativa de cruzamento, acertou caprichosamente o ângulo esquerdo de Fábio.

Para o segundo tempo, Adilson Batista promoveu a entrada de Henrique no lugar do apático Jonathan, com Marquinhos Paraná fazendo as vezes de lateral-direito. O time celeste adotou outra postura: diferente do primeiro tempo, quando atuava em demasia pelo meio, a Raposa passou a atuar pelas pontas. Com uma intensa pressão, o Cruzeiro dava brechas para o Ituiutaba exercer perigosos contra-ataques. Em um destes, Moreno apareceu como surpresa na entrada da área, mas concluiu em cima de Fábio.

Mesmo correndo riscos de sofrer contragolpes, a equipe estrelada pressionava os visitantes, levando junto o apoio incondicional das arquibancadas. Guilherme, de bico, e Marcelo Moreno, de cabeça, quase igualaram o duelo, mas Daniel mostrou segurança nas duas jogadas. De tanta insistência, o empate saiu aos 12min, com Espinoza. O zagueiro aproveitou cruzamento rasteiro de Marcinho, finalizando entre as pernas do arqueiro do Boa.

A igualdade, resultado que classificara o Cruzeiro, fez com que o embate ganhasse ritmo alucinante. O nervosismo do time do Triângulo era visível, tanto que aos 22min, Peterson recebeu o segundo cartão amarelo depois de reclamar de um arremesso lateral. Com um jogador a mais, Adilson Batista promoveu a entrada de Leandro Domingues (foto) no lugar do exausto Marcinho. Logo no primeiro lance, Domingues arrancou do meio-campo e da entrada da área tocou por cima de Daniel, com a bola caindo no ângulo direito.

O confronto ficou tranqüilo para a Raposa, que utilizava os contra-ataques para chegar à baliza do Ituiutaba. Aos 33, Guilherme invadiu a área e concluiu na saída de Daniel, que praticou grande defesa. Aos 38, a confirmação da classificação cruzeirense. Guilherme aproveitou cruzamento de Marcelo Moreno e, de voleio, mandou no canto direito de Daniel. A vitória quase virou goleada aos 40, depois que Charles acertou, de fora da área, um forte chute no travessão, no rebote Marcelo Moreno também finalizou na trave.

A decisão do estadual mineiro será decidido nos próximos domingos, 27 de abril e 4 de maio. Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, o Cruzeiro joga por dois resultados iguais.

Imagem: Washington Alves/ Divulgação


Luciano Dias

Nenhum comentário: