domingo, 16 de março de 2008

No sufoco, Ipatinga quebra tabu atleticano

O Atlético entrou em campo neste domingo no Ipatingão com um retrospecto invejável enfrentando o Tigre. O Galo nunca perdera para o Ipatinga (até então sete vitórias e dois empates), além disso, jamais fora derrotado no estádio. Mas neste domingo o tabu foi quebrado, uma vez que o time do Vale do Aço venceu a equipe alvinegra por 1 a 0, com gol de Nenê (foto). O triunfo leva o Ipatinga para o oitavo lugar, com nove pontos. Com o revés o Atlético permanece no quarto posto, com 13.

Um primeiro tempo marcado por muita disposição das duas equipes, mas de baixo nível técnico. O treinador do Tigre, Moacir Júnior, promoveu a estréia de Willian, ex-Palmeiras. E foi através do veloz atacante que os donos da casa procuravam as jogadas ofensivas. Por sua vez, o Atlético insistia pela ligação do campo de defesa, desta forma, o pequeno Danilinho era combatido em todos os lances. Mesmo com disputa acirrada, a etapa inicial não teve lances de perigo.

Para o tempo complementar, Geninho alterou o inoperante ataque do Galo. Ele substituiu Marinho, em péssima fase, por Eduardo. A mudança surtiu efeito no começo, já que o promovido deu maior movimentação na parte ofensiva. Entretanto, aos 10 minutos, Nenê recebeu precioso lançamento de Leandro Salino e, com tranqüilidade, chutou na saída de Juninho, abrindo o placar.

A desvantagem fez com que Geninho promovesse a reestréia de Souza. O armador entrou no lugar do apenas esforçado Sidnei. A modificação não teve efeito, uma vez que Danilinho continuava isolado. Com inteligência o Ipatinga esperava o time alvinegro no campo de defesa, explorando os contra-ataques, principalmente com Willian (ótima estréia), Leandro Salino e Hugo, que entrou no lugar de Gérson Magrão.

O segundo gol esteve muito próximo, com destaque para o arremate de Willian, que o lateral Coelho cortou em cima da linha. Nenê também deve duas oportunidades de ampliar o marcador. Os minutos finais foram marcados por angústia ipatinguense, principalmente pelos cinco minutos de acréscimos. Mas o Tigre segurou o placar, que o afasta da zona de perigo e decreta o fim do tabu atleticano.

O Atlético tenta agora a reabilitação contra o Tupi no próximo domingo, no Mineirão. Mas antes, na quarta-feira, o Galo tem um compromisso na Copa do Brasil diante do Nacional, em Manaus. Já o Ipatinga enfrenta o Social, no clássico do Vale do Aço, na quinta-feira, no Ipatingão.

Outros jogos da rodada

Além de Ipatinga e Atlético, o domingo do Campeonato Mineiro teve mais três jogos. Em Ituiutaba, os donos da casa golearam o Democrata-GV por 3 a 0. O Uberaba venceu a primeira na competição, derrotando o Social, em casa, por 2 a 1. Finalmente, em Juiz de Fora, o Tupi assumiu a liderança do estadual, após vencer o Democrata-SL por 2 a 1.

Imagem: Emmanuel Pinheiro/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: