quinta-feira, 27 de março de 2008

Centenário: Atlético apenas empata em amistoso com características de Libertadores


Quarta-feira de muita festa no Mineirão. A celebração do centenário do Atlético, na noite iniciada com o show da banda Jammil e Uma Noites, foi animada antes da bola rolar, mas em campo, o amistoso teve um gosto amargo. Após sair à frente, no primeiro tempo, o time atleticano cedeu o empate ao tradicional Peñarol, em 1 a 1, em amistoso que não teve clima ameno, sendo marcado por entradas ríspidas dos atletas uruguaios. Para preocupar ainda mais os alvinegros o atacante Marques, simbolo da equipe, sentiu uma lesão na coxa direita e foi substituído aos 23 minutos da etapa inicial por Marinho.

Atlético e Peñarol travaram um duelo que parecia uma partida de Libertadores. Os jogadores uruguaios abusaram de carrinhos. Mas além de distribuir pancadas, os time cisplatino dominou o jogo no inicio, criando algumas oportunidades para abrir o marcador. Mas aos poucos, o Galo conseguiu inserir uma vontade semelhante à uruguaia e quase chegou ao gol aos 16 minutos com Marques, em sua única finalização no embate. Três minutos depois, o "xodó" alvinegro, que vestira a camisa 100, deixou Danilinho livre, mas o velocista, que peca em demasia nas conclusões, mandou para fora.

Com o domínio estabelecido, o Atlético inaugurou o placar aos 24 minutos. Danilinho cobrou falta pela direita, e o zagueiro Marcos, com oportunismo, cabeceou no canto direito do goleiro Salgueiro. O restante do primeiro tempo foi marcado por entradas violentas e poucos lances de perigo.

Como era previsto, as equipes promoveram várias alterações no intervalo e durante a etapa complementar. Pelo Atlético, saíram Marcos, Leandro Almeida, Thiago Feltri, Rafael Miranda e Danilinho para as entradas de Vinícius, Ricardo Martinez, Agustin Viana, Xaves e Vanderlei. O Peñarol, por sua vez, mudou três no intervalo e outros três em menos de 15 minutos. Mesmo com várias modificações, a partida continuou pegada, mas sem muitos lances perigosos.

Com a mesma moeda, o Peñarol logrou o tento de empate, aos 19 minutos. Franco resvalou de cabeça na bola, após cobrança de escanteio de Estoianoff, igualando o marcador. E como era de se esperar, o duelo teve jogador expulso. Aos 29 minutos, o zagueiro cisplatino Alcoba, último homem, recebeu o cartão vermelho por fazer falta em Marinho, quando o atacante atleticano tinha condições para marcar o gol. Nos minutos finais, o Atlético exerceu uma pressão sobre os uruguaios, mas a desorganização era o maior adversário.

Esqucendo-se da festa, o Galo pensa agora no jogo crucial do Campeonato Mineiro, contra o Rio Branco, em Andradas. A chamada partida de seis pontos pode antecipar a classifcação atleticana às semifinais do Estadual.

Imagem: Jorge Gontijo/EM

Petkovic e Castillo são apresentados

Antes do amistoso com o Peñarol , a cúpula atleticana apresentou oficialmente os dois reforços anunciados nesta semana: o atacante boliviano Castillo e o meia sérvio Petkovic. Entretanto, os dois atletas não foram inscritos a tempo de participar do Campeonato Mineiro, cujo prazo de inscrição terminou na segunda-feira passada. Desta forma, o sérvio, que chega para vestir a camisa 10, terá mais tempo de se recuperar fisicamente.

Imagem:Marcos Michelin/EM

Seleção na Cidade do Galo

No dia do centenário atleticano, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, confirmou que a seleção irá treinar na Cidade do Galo, nos preparativos para o clássico contra a Argentina, no dia 18 de junho, no Mineirão. Honra merecida, uma vez que o Centro de Treinamento (CT) conta com uma excelente estrutura, com quatro campos de tamanho oficial, vestiários, academia completa, concentração com 20 apartamentos completos, refeitório, salão de jogos, sala de Raio-X, consultório dentário, piscina aquecida, tanque de gelo e caixa de areia.


Luciano Dias

Nenhum comentário: