segunda-feira, 31 de março de 2008

Cruzeiro vence Ipatinga e reassume liderança do Estadual

Em apenas um tempo, o Cruzeiro sacramentou a vitória neste domingo, por 2 a 0, sobre o Ipatinga, no Mineirão. O jogo marcou um duelo de campanhas opostas no estadual. Enquanto o time celeste briga pela liderança, o Tigre, com uma péssima campanha, tenta fugir da zona de descenso. Com o resultado, a Raposa, agora com 23 pontos, recuperou a liderança da competição. Por sua vez, o Ipatinga está na 10ª colocação, com apenas nove pontos, mesma pontuação do vice-lanterna Uberaba.

Como vem ocorrendo no Campeonato Mineiro, o técnico Adilson Batista escalou um time misto, destaque para estréia do atacante Fabinho, de 21 anos, revelado pelo próprio clube e que estava no Cabofriense. Já o Ipatinga tinha entre seus titulares oito jogadores que já passaram ou tem algum vínculo com o Cruzeiro.

A partida começou movimentada e o Ipatinga quase abriu o placar com Gérson Magrão aos quatro minutos em um chute cruzado pela esquerda. O Tigre tinha mais disposição em campo, mas foi o Cruzeiro que inaugurou o marcador, aos 21 minutos. Em um passe perfeito de Guilherme, Fabinho teve apenas o trabalho de tirar do goleiro Rodrigo Posso. Em péssima situação na competição, o time do Vale do Aço foi em busca da reação. Aos 31, Beto tentou um cruzamento, mas caprichosamente acertou a trave esquerda do arqueiro Fábio.

A parte negativa do duelo foi a contusão sofrida pelo lateral Jonathan, dando lugar a Apodí. O Ipatinga tinha mais posse de bola, mas não transforma este domínio em oportunidades de gol. O Cruzeiro, por sua vez, marcou o segundo aos 42 minutos. Em jogada ensaiada, Wagner cobrou falta rasteira da ponta direita, encontrando Marcinho, que, de primeira, arrematou para o fundo das redes.

A partida ficou monótona na etapa complementar. A equipe estrelada apenas administrou a vantagem e praticamente não atacou. Isso devido a alguns motivos, como: expulsão do zagueiro Thiago Gosling logo aos 10 minutos; substituíções do técnico Adison Batista, que deixou o Cruzeiro sem atacantes, ao tirar Guilherme e Fabinho para colocar os volantes Marquinhos Paraná (atuou na zaga) e Ramires (muita liberdade, mas sem inspiração). Com um jogador a mais, o Ipatinga exerceu uma pressão, fazendo com que o goleiro Fábio se destacasse. Osmar e Willian tiveram grandes chances dentro da área, mas o arqueiro cruzeirense efetuou grandes defesas.

No próximo compromisso pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o vice-líder Tupi, em Juiz de Fora, no domingo. Mas antes, na quinta-feira, o time celeste atua pela Libertadores, contra o San Lorenzo, no estádio Ipatingão. Já o Ipatinga define o seu futuro no estadual, em casa, contra o Villa Nova.

Outros jogos da rodada:

Além de Cruzeiro e Ipatinga, o domingo do Campeonato Mineiro teve dois duelos, com brigas diretas por classificação no G-4 e na fuga da Z-R. Em Divinópolis, um jogo de seis pontos para o acesso às semifinais. Guarani e Ituiutaba empataram em 1 a 1. Resultado bom para o time do Triângulo, que decide a vaga em casa, enquanto o Bugre joga no Mineirão contra o Atlético.

Em Sete Lagoas, o Democrata local praticamente decretou o seu rebaixamento ao módulo II. O Jacaré foi goleado pelo agora penúltimo colocado Uberaba, por 3 a 0.

Imagem: Alexandre Guzanshe/ O Tempo


Luciano Dias

Nenhum comentário: