domingo, 2 de março de 2008

Cruzeiro vence mais uma de virada e permanece 100% no Campeonato Mineiro

O Cruzeiro continua 100% no Campeonato Mineiro. Desta vez, a vítima foi o Social, de Coronel Fabriciano, que jogando em Ipatinga, foi derrotado por 2 a 1, de virada. Com mais um triunfo, o time celeste assumiu a liderança do Estadual (pelo menos até o complemento da rodada) com 15 pontos. Já o Saci, com campanha muito irregular, permanece na parte debaixo da tabela, com apenas seis pontos.

Muita expectativa na escalação cruzeirense. O meia Sandro (foto) retornou ao time após ficar 10 meses longe dos gramados. Outras novidades marcaram o time de Adilson Batista, neste sábado. A volta do lateral Jonathan, depois de se contundir na última partida do Campeonato Brasileiro, em dezembro; A estréia do jovem volante Zé Eduardo, de apenas 16 anos; e a formação com três zagueiros.

Um fato corriqueiro está marcando as escalações de Adilson Batista - a inversão de posições. Seja por necessidade ou por opção, o treinador cruzeirense colocou contra o Social o lateral Jonathan, como volante, e o meia Sandro, como ala-esquerdo. O último, já está acostumado a fazer a referida função. Em partidas anteriores, foi visto Ramires se posicionando em demasia pela direita, e Fernandinho fechando em excesso para o meio. O Social entrou em campo sem importantes peças. O técnico José Ângelo tinha os desfalques dos volantes Conrado e Renan, que estavam suspensos, e o armador Alexandre Goulart, com cansaço muscular.

Os 10 primeiros minutos do duelo pertenceram ao Cruzeiro. Entretanto, o time celeste não conseguia transformar a posse de bola em chances de gol. A excessão, foi o belo lançamento de Jonathan, nas costas da zaga, para Marcinho, mas Ronaldo, arrojado, deixou a meta e impediu o arremate cruzeirense. O goleiro Fábio foi exigido pela primeira vez aos 15 minutos, após chute forte de Eleílson.

A defesa da Raposa se mostrava desatenta, especialmente Léo Fortunato. O atacante socialino, Tiago Azulão era quem mais aproveitava as brechas da zaga. Mas, eficaz foi o zagueiro Renê. O defensor abriu o placar aos 30 minutos, de cabeça, após cobrança de falta de Neguinho. Entretanto, a vantagem perdurou por apenas 10 minutos, já que aos 40, Marcinho empatou o confronto, após bela troca de passes do ataque estrelado.

As duas equipes voltaram modificadas para a etapa complementar. No Cruzeiro, Adílson Batista sacou o perdido Léo Fortunato para a entrada de Marquinhos Paraná. Por sua vez, José Ângelo escalou Jackson no lugar do apagado Luís Eduardo. Mesmo assim o jogo continuava monótono, exceto em um belo lance individual de Marcinho, que avançou pela esquerda, e chutou cruzado no canto direito de Ronaldo, mas o arqueiro, com muita elasticidade, mandou para escanteio. Após os 15 minutos, os dois treinadores voltaram a alterar as equipes. José Ângelo colocou Normando no lugar de Chiquinho e Adílson Batista sacou Jonathan ( bom retorno) para a entrada de Charles.

Os 25 minutos finais do embate foram marcados por muitas paralizações. Seja por substiuíções ou até mesmo por modificações dos treinadores. O péssimo preparo físico do Social ficou claro neste jogo. Dentre os contundidos, estava o goleiro Ronaldo, que torceu o joelho, dando lugar ao estreante Thiago. Com o pensamento de um time mais ofensivo, o técnico cruzeirense promoveu a entrada de Marcelo Moreno no lugar de Leandro Domingues. A alteração surtiu efeito, e aos 38 minutos Apodi encontrou Zé Eduardo livre pela ponta direita, o jovem cruzou rasteiro, encontrando Thiago Martinelli livre para empurrar para as redes. O Saci se arrastou até o término do jogo, já que vários atletas sentiam dores musculares.

O Cruzeiro volta a atuar pelo Estadual, no próximo domingo, no clássico contra o Atlético. Mas antes, na terça-feira, a equipe joga pela Libertadores, contra o Caracas. Já o Social viaja até Juiz de Fora para tentar a reabilitação contra o Tupi.

Outros jogos da rodada

A sexta rodada do Campeonato Mineiro começou na quinta-feira com a goleada do Villa Nova sobre o Democrata-SL, por 5 a 2, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Neste sábado, além de Social e Cruzeiro, teve a surpreendente goleada do Guarani sobre o Democrata-GV, por 3 a 0, em pleno estádio Mamudão, em Governador Valadares.

Imagem: Light press


Luciano Dias

Nenhum comentário: