quinta-feira, 27 de março de 2008

Australianos batem recordes mundiais dos 50 m e 100 m livres

O sexto dia dos campeonatos nacionais da Austrália, classificatórios para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, teve um saldo extremamente positivo para os nadadores locais. Eamon Sullivan e Libby Trickett quebraram os recordes mundiais das duas provas mais rápidas da natação - 50 m e 100 m livres, respectivamente.

Eamon Sullivan

No dia 17 de fevereiro, durante os campeonatos de natação do estado de Nova Gales do Sul, Sullivan superou a marca do russo Alexander Popov, que durava desde julho de 2000, com o tempo de 21s56. Entretanto, em 23 de março, nos campeonatos europeus de natação de Eindhoven, na Alemanha, o francês Alain Bernard bateu o recorde do australiano, com um tempo de 21s50.

Nesta quinta-feira, durante uma das semifinais da prova, Sullivan recuperou a marca mundial ao fazer os 50 m em um tempo de 21s41. Já nas eliminatórias, o australiano quase conseguiu readquirir o recorde, quando marcou 21s52, apenas 0s02 acima do tempo de Bernard.

Nos 100 m a disputa entre Sullivan e Bernard está acirrada. Nesta quarta-feira, o autraliano quase tirou do francês o recorde da prova. Ele marcou a segunda e a terceira melhor marca da história e ficou apenas a 0s02 do seu rival, que tem o recorde 47s50.

Libby Trickett

Trickett, 23, que antes era chamada de Lisbeth Lenton e competiu pela primeira vez com seu nome de casada, melhorou em 0s42 a marca, que pertencia à alemã Britta Steffen e foi registrada na disputa do Campeonato Europeu de 2006, dia 2 de agosto, em Budapeste, na Hungria.

Nesta quinta-feira, a australiana cravou 52s88 e finalmente homologou o feito. No ano passado, também em Sydney, em uma prova de exibição, ela completou o duelo com o norte-americano Michael Phelps em 52s99, mas o tempo não foi reconhecido pela Fina (Federação Internacional de Natação).

Imagens: AFP/AP


Thiago Ricci

Nenhum comentário: