quarta-feira, 26 de março de 2008

Grandes de SP vivos na luta para a classificação às semi

A 16ª rodada do Campeonato Paulista, realizada entre sexta e domingo, foi excelente para os quatro grandes de São Paulo e deixou a disputa aberta, tanto na parte de cima, para definir os quatro semifinalistas, quanto no pedaço debaixo, na briga para fugir do rebaixamento.

Esta foi a segunda rodada em que Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo venceram seus compromissos neste campeonato (a outra foi a 14ª). Com isso, todos ainda têm reais chances de se classificarem para a fase final do Paulistão.


Palmeiras vence com facilidade e se consolida como "melhor grande"

O time de Vanderlei Luxemburgo passou pelo Paulista, em Jundiaí, por 2 a 0 no sábado, chegou à sexta vitória consecutiva e ainda empatou em número de pontos com o líder Guaratinguetá. E mais: no período de triunfos, o Palmeiras marcou 23 gols, média de quase quatro gols por jogo.

O alviverde paulista se confirma como o grande de São Paulo que melhor futebol está jogando. No confronto com o Paulista, precisou de 18 minutos para liquidar a fatura. Logo aos 5min, Alex Mineiro aproveitou bate-rebate na área e inaugurou o marcador. 13 minutos depois, fez uma assistência magistral para Valdívia completar. Após os gols, o Palmeiras administrou o placar sem levar grandes sustos.

Os jogos restantes para o Verdão são: Portuguesa e São Caetano, ambos no Parque Antarctica, e Grêmio Barueri no última rodada, na Arena. Duas vitórias praticamente o garante nas semifinais. As partidas finais não são fáceis e pode piorar caso enfrente o Barueri com chances de classificação. Entretanto, o Palmeiras deve se classificar por causa do futebol que tem jogado e a importância que o Paulistão tem na atual fase do clube.

Corinthians faz o mínimo para superar o lanterna

O Timão não jogou bem, mas fez o bastante para vencer o Rio Claro por 1 a 0 no domingo, no Morumbi. A vitória deixou o clube do Parque São Jorge no G-4 e consolidou o jovem Dentinho como destaque do time - é o artilheiro alvinegro na temporada (nove gols) e no Estadual (seis).

O gol veio somente aos 31min do primeiro tempo em uma falha bisonha da zaga do Rio Claro. O arqueiro Felipe cobrou tiro de meta, a bola quicou à frente do zagueiro, o encobriu e caiu nos pés de Dentinho, que teve tranquilidade para tirar do goleiro Gilson e decretar a vitória corintiana.

Os últimos jogos do Corinthians são: o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro; Marília, no Morumbi; e Noroeste em Bauru. A partida chave é a próxima, contra o rival alvinegro, em que pode ficar muito próximo da classificação e eliminar o time de Leão. Mas a equipe de Mano Menezes não terá vida fácil, principalmente se pegar o Noroeste, na última rodada, lutando por um lugar no G-4.

Mais uma vez, São Paulo joga mal e Borges decide

O São Paulo continua sem fazer jus ao elenco que tem e voltou a realizar uma partida pífia contra o antepenúltimo Guarani, em Campinas. E, pela terceira vez, o pouco badalado Borges resolveu decidir e marcou o único gol da vitória são-paulina.

A partida foi fraca tecnicamente e muito disputada no meio-campo. O gol só saiu aos 26min do segundo tempo, cerca de 40 segundos após Borges entrar em campo. O centroavante recebeu a bola fora da área, girou e acertou um preciso chute no canto do gol.

Os jogos restantes para o tricolor são: Sertãozinho, no Morumbi; Bragantino, em Bragança Paulista; e Juventus, dentro de casa. Analisando somente a tabela, o São Paulo é, dentre os grandes, o que tem vida mais fácil. Entretanto, o time não vem realizando grandes partidas e existe uma ala no Morumbi que acredita que a classificação às semifinais somente prejudicaria o time na Libertadores.

Gol no fim mantém Santos na briga pela classificação

A forte chuva em Guaratinguetá contribuiu para o baixo nível técnico da partida entre o líder e time da Baixada. O jogo sonolento só teve emoções no final do primeiro tempo, quando Jackson foi expulso e deixou o Guará com 10, e no desfecho da segunda etapa, quando o Santos marcou o único gol da partida.

Jogando com um a menos durante todo os 45 minutos finais, o Guará parecia segurar o empate quando Marcinho Guerreiro resolveu abrir o marcador. Aos 40min, o volante aproveitou bola na entrada da área e chutou com firmeza para manter o Santos na briga pelo G-4.

Para o time de Leão resta pegar o Corinthians em casa; o Rio Claro fora de casa; e a Ponte Preta na Vila Belmiro. A classificação às semifinais é uma tarefa díficil, mas extremamente possível. O jogo que vai definir o futuro santista é o próximo, no clássico com o Timão.


Imagens: UOL/Vipcomm/Globo


Thiago Ricci

Nenhum comentário: