quarta-feira, 26 de março de 2008

Estreante Pato garante triunfo brasileiro sobre a Suécia

Gol em estréia é sinônimo de Alexandre Pato. A afirmativa resume o triunfo do Brasil por 1 a 0 sobre a Suécia, nesta quarta-feira, em amistoso disputado no Emirates Stadium, em Londres. Em sua primeira partida com a camisa da Seleção, o atacante do Milan brilhou e fez o único gol do confronto. Pato também havia marcado em suas estréias por Internacional - clube que o revelou - e Milan.

O duelo reeditou a decisão da Copa do Mundo de 1958, que terminou em goleada brasileira por 5 a 2 (gols de Pelé, Vavá - dois cada - e Zagallo). A camisa utilizada pela Seleção nesta quarta foi inspirada na daquele jogo: azul com números amarelos.

Assim como no primeiro amistoso do ano, na vitória sobre a Irlanda por 1 a 0 em fevereiro, Dunga decidiu preservar a experiência do time titular em campo, em razão da dificuldade imposta pelos adversários. Desta forma, os candidatos a uma vaga nos Jogos de Pequim (23 anos ou menos) tiveram a oportunidade de entrar apenas a partir dos 15 minutos do segundo tempo. O único jogador com idade olímpica que começou como titular foi o armador Diego, do Werder Bremen.

E como era de se esperar de um amistoso, o embate começou em ritmo muito lento. A Suécia pouco ameaçava a baliza brasileira, mas quando chegou foi com muito perigo. Aos 24, em contra-ataque, Rosenberg partiu em velocidade e, mesmo acompanhado apenas de longe por Richarlyson, bateu mal da entrada da área. Em contrapartida, nossa seleção contava com inspirações esporádicas de Diego, que ameaçava o gol de Isaksson em arremates de fora da área. Aos 25 minutos o armador deixou Júlio Batista na cara do gol, mas o jogador do Real Madrid finalizou em cima do arqueiro sueco.

O segundo tempo começou mais movimentado e a Suécia passou a levar mais perigo à meta brasileira. Logo aos três minutos, Larsson cobrou falta no meio da área, ninguém cortou e Júlio César teve que sair para afastar. A partida, no entanto, perdeu ritmo com as várias alterações feitas por ambas as equipes. Pelo lado brasileiro, Dunga testou alguns jogadores com idade olímpica. Além de Pato, outros três jogadores vestiram pela primeira vez a camisa da Seleção principal: Hernanes, do São Paulo, Thiago Neves, do Fluminense, e Rafinha, do Schalke 04. O meia Ânderson, do Manchester United, também ganhou uma oportunidade.

Quem brilhou, no entanto, foi mesmo o “rei da estréia” Pato. Aos 26 minutos, o olímpico craque do Milan pressionou o goleiro na ponta direita e conseguiu ficar com a bola e sem olhar para a meta tocou por cima de Shaaban (entrara no intervalo), marcando o único tento do duelo. A partir daí, jogando o mínimo para garantir a vitória, o Brasil criou pouco. A Suécia conseguiu criar algumas oportunidades no ataque, mas a defesa brasileira, comandada pelo experiente capitão Lúcio, conseguia evitar novas ameaças escandinavas.

Principais amistosos pelo planeta do futebol

Sem contar com Messi e Riquelme, poupados na convocação, a Argentina venceu o Egito por 2 a 0, no estádio internacional de Cairo. Outra seleção sul-americana que entrou em campo foi o Chile. Mas o time andino decepcionou em Isarel, perdendo para a equipe local por 1 a 0.

Em Saint-Denis, o amistoso entre França e Inglaterra tinha todas as atenções voltada para David Beckham, que fazia seu centésimo jogo com o English Team. Mas quem roubou a cena foi um dos astros franceses: Frank Ribéry, autor do gol da vitória por 1 a 0. Em Dusseldorf, na Alemanha, a Grécia se manteve como “asa negra” no caminho do técnico Luiz Felipe Scolari no comando de Portugal. Em amistoso que repetia a final da Eurocopa de 2004 sediada pelos lusitanos, os atuais campeões gregos voltaram a vencer, desta vez por 2 a 1.

As seleções anfitriãs da Eurocopa-2008, Áustria e Suíça, decepcionaram em seus amistosos Enquanto a primeira sofreu uma virada espetacular da Holanda e acabou derrotada por 4 a 3, a segunda foi goleada pela Alemanha por 4 a 0, ambos diante de seus torcedores.

Classificada para a Euro, a Republica Tcheca visitou a Dinamarca e empatou por 1 a 1. Na rodada de amistosos, também houve o confronto entre Estados Unidos e Polônia, em solo europeu. E os norte-americanos se deram bem ao vencer por 3 a 0. Os vizinhos mexicanos também triunfaram ao derrotar, de virada, a seleção de Gana por 2 a 1.

Imagem: Leonardo Wen/Folha Imagem


Luciano Dias

Nenhum comentário: