quinta-feira, 1 de maio de 2008

No sufoco, Galo avança na Copa do Brasil

Dramática. Assim se descreve a classificação do Atlético para as quartas-de-final da Copa do Brasil, após a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, no Mineirão. Agora o time mineiro enfrenta o Botafogo, que na semana passada eliminou a Portuguesa. O primeiro embate entre mineiros e cariocas será na próxima quinta-feira, em Belo Horizonte. O detalhe deste confronto, é que este ano observaremos uma “overdose” de Atlético e Botafogo: dois duelos pela Copa do Brasil, duas partidas pelo Brasileirão e ainda dois jogos pela Sul-Americana.

Na Copa do Brasil, o Galo tem um time fortalecido em relação ao Campeonato Mineiro. Na competição Nacional, Geninho conta com jogadores como Petkovic, Almir e Castillo. Com a possibilidade de escalar estes atletas, o treinador atleticano armou o time com apenas dois volantes. O time ficou mais ofensivo com três atacantes (Almir, Marques e Danilinho) e Pet coordenando o meio-campo. Além das mudanças, vale ressaltar a força da torcida atleticana, que mesmo depois de sofrer uma goleada para o maior rival, colocou 25 mil pessoas no Mineirão.

Com um Náutico muito fechado, a ausência de um jogador de área foi mais uma vez sentida. Mas, mesmo com as limitações e excesso de ansiedade, o Galo criou as melhores chances na etapa inicial, principalmente depois dos 35 min. Já a equipe pernambucana, fraca tecnicamente, pouco assustava a meta de Juninho.

Os 15 primeiros minutos da etapa complementar foi de intensa pressão atleticana, com Almir, em duas oportunidades, e Petkovic, de falta, quase inaugurando o marcador. Aos 20, foi a vez do Náutico assustar com Warley, que em cobrança de falta acertou a trave do arqueiro atleticano. Mas, um minuto depois o susto se transformou em alívio. Marques, em sua jogada característica pela esquerda, cruzou para Danilinho (foto) completar para as redes do ex-atleticano Eduardo.

A partir do gol, o jogo ficou dramático. Aos 32min, Gérson cobrou falta na fogueira para Leandro Almeida, que foi obrigado a atingir o adversário, sendo, desta forma, expulso. Para recompor o setor defensivo, Geninho sacou Renan Oliveira, que havia entrado no lugar de Almir, para a entrada de Vinicius. Aos 40, Danilinho recebeu falta dura e como o Atlético já tinha efetuado três mudanças, o atacante teve que se arrastar até o final do jogo. Para completar o sufoco, já nos acréscimos, Ruy e Warley acertaram a trave de Juninho. Mas, para a alegria dos atleticanos, a emocionante vitória ficou mesmo no 1 a 0.

Outros jogos das oitavas:

Além do Atlético, quatro equipes definiram, nesta quarta-feira, suas classificações para a próxima fase da Copa do Brasil. Destaques para a classificação corinthiana e a eliminação do então favorito Palmeiras. Com mais de 50 mil pagantes no Morumbi, o Timão venceu o Goiás por 4 a 0, placar que foi definido no primeiro tempo. Na Ilha do Retiro, o Sport goleou o Palmeiras por 4 a 1, destaque para Romerito que fez três gols.

Em Goiânia, o São Caetano venceu o Atlético local por 2 a 1 e também se qualificou. A surpresa da competição fica por conta do Corinthians-AL, que mesmo perdendo para o Juventude por 3 a 1 se garantiu nas quartas de final. Neste confronto valeu o regulamento de marcar gol fora de casa, já que na primeira partida os alagoanos venceram os gaúchos por 2 a 0.

Confrontos das quartas:

Atlético-MG x Botafogo
Corinthians x São Caetano
Sport x Inter
Vasco x Corinthians-AL

Imagem: Agência


Luciano Dias

Um comentário:

Anônimo disse...

ainda querem discutir torcida...