domingo, 11 de maio de 2008

Galo e Flu estréiam no Brasileirão com empate insosso

Pelo terceiro jogo seguido o ataque do Atlético não funcionou. Neste domingo, o time alvinegro não saiu de um empate sem gols contra os reservas do Fluminense, no Mineirão. A deficiência ofensiva do Galo é tão grande, que nos últimos cinco jogos foi marcado apenas um tento (Danilinho marcou contra o Náutico no dia 30m de abril).

Visando a partida de quarta-feira, contra o Botafogo, no jogo de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, o técnico Geninho poupou Marques e Danilinho. Em seus lugares entraram Renan Oliveira e o boliviano Castillo. Já o Fluminense também pensou no compromisso do meio de semana pela Libertadores, contra o São Paulo. O time carioca entrou em campo com apenas dois titulares (o goleiro Fernando Henrique e o volante Arouca). O técnico Renato Gaúcho apostou nas categorias de base, colocando em campo oito jogadores recém-promovidos dos júniores.

O Atlético começou pressionando o Tricolor. Logo no primeiro minuto, Renan Oliveira cabeceou para fora um bom cruzamento de Coelho. Os diversos erros de passes e de finalizações mostravam o nervosismo atleticano e a pressão que a equipe vive. Outro equivoco alvinegro foi jogar em demasia pelo meio, sentindo a falta de Danilinho e Marques, que atuam pelas pontas. A falta de criação pelos lados também pode ser justificada pela deficiência dos laterais. Renan, na esquerda, completamente perdido e Coelho, na direita, que não está na sua melhor forma física.

O Flu tentava sair para o jogo, principalmente com Arouca, um dos titulares da equipe. A equipe teve uma baixa logo aos 5min, depois que Tartá saiu contundido e deu lugar a Marinho. O Tricolor ainda teve um gol anulado (foto), em saída errada de Juninho. A arbitragem invalidou o lance, assinalando falta de Sandro em Vinícius. Sem coordenação, o Galo teve a sua melhor oportunidade, já no final do primeiro tempo, depois que Petkovic se livrou da marcação e fez ótimo passe para Castillo. Mas o boliviano, sozinho e de frente para o goleiro, isolou a bola.

Castillo foi substituído por Marinho na volta da etapa complementar. O boliviano deixou uma péssima impressão de seu futebol. Entretanto, as deficiências do Atlético continuaram visíveis. Fernando Henrique teve pouco trabalho com o setor ofensivo da equipe mineira. O Flu, por sua vez, teve as melhores chances, principalmente com Arouca, que acertou o travessão de Juninho, em contra-ataque. A falta de objetividade atleticana e o placar em branco foram fatores para que a torcida alvinegra não perdoasse alguns jogadores, o técnico Geninho e a diretoria.

No próximo confronto pelo Brasileirão, o Atlético enfrenta o Goiás, no próximo domingo, no estádio Serra Dourada. Já o Fluminense encara o Náutico, no Maracanã.

Imagem: Agência


Luciano Dias

Nenhum comentário: