segunda-feira, 26 de maio de 2008

Homônimos empatam no Paraná

Tudo igual no duelo de xarás realizado neste domingo na Arena da Baixada, em Curitiba. Os Atléticos paranaense e mineiro empataram por 1 a 1, no jogo que marcou também estréias de treinadores - Roberto Fernandes no Furacão e Alexandre Gallo no alvinegro. Com o resultado, o time paranaense, que começou o Brasileirão com triunfo fora de casa, perdeu a oportunidade de encostar nas primeiras colocações, ao empatar duas vezes seguidas na Arena. Já o Galo, se mantém invicto, em compensação segue sem vencer, ocupando apenas a 15ª posição no torneio.

Roberto Fernandes manteve no Furacão o esquema 3-5-2 dos tempos de Ney Franco. Mas, ele fez duas alterações por ordem técnica: Piauí entrou na ala-esquerda na vaga de Léo Medeiros, enquanto o apenas rápido Rogeirinho fez companhia a Marcelo Ramos no ataque. Alexandre Gallo também utilizou o 3-5-2 no time mineiro, sendo Rafael Miranda o escolhido para deixar a equipe titular. Destaques também para a dupla de ataque formada por Almir e Eduardo, além da estréia do lateral-esquerdo Calisto.

Jogando em casa, o Furacão tomou a iniciativa do embate, mas a falta de objetividade do meio-campo tornou as pretensões ineficazes. Já o Galo se preocupou em apenas se defender no primeiro tempo, não acertando os pretendidos contra-ataques. Netinho e Petkovic, responsáveis pelas criações das duas equipes, pouco apareceram na etapa inicial.

Insatisfeito com a postura do Galo, o técnico alvinegro alterou o time na volta para o segundo tempo. Marques entrou no lugar de Marcos (o mais baixo entre os três zagueiros), fazendo com que a equipe atuasse no 4-4-2, já que Almir passou a recompor o meio-campo. A modificação surtiu efeito, já que o conjunto mineiro passou a segurar mais a bola no ataque. Neste contexto, o Galo abriu o placar aos 10min, com Eduardo de cabeça, aproveitando cobrança de falta de Pet pela direita.

Desorganizado e pressionado pelas vaias da torcida o time paranaense procurava o gol de empate. O alvinegro perdeu Márcio Araújo aos 14min, entrando em seu lugar Rafael Miranda. Se por um lado, o time ganhou em maior poder de marcação, perdeu em mobilidade na saída de bola. O empate do Furacão aconteceu aos 17min, com o veterano Marcelo Ramos. O atacante aproveitou cruzamento de Wallyson da direita e cabeceou para as redes de Juninho, contando com o desvio de Leandro Almeida antes de entrar.

Para complicar a situação alvinegra, Eduardo foi expulso depois de jogada imprudente sobre Chicão. Com um jogador a mais, os paranaenses pressionaram de todas as formas, mas Juninho, em uma atuação segura, garantiu mais um empate dos mineiros.

O próximo confronto do Galo na competição será contra a Portuguesa, no próximo domingo, no Mineirão. Já o Furacão enfrenta, no mesmo dia, o Palmeiras, no Palestra Itália, em São Paulo.

Imagem: Jonathan Campos/Gazeta do Povo



Luciano Dias

Nenhum comentário: