sexta-feira, 16 de maio de 2008

Federação Internacional acaba com sonho olímpico de Rebeca Gusmão

O sonho da nadadora Rebeca Gusmão de conquistar medalha olímpica terá que ser adiado, no mínimo, até 2012, data das Olimpíadas de Londres. O Painel de Doping da Fina (Federação Internacional de Natação) suspendeu a brasileira até o final de 2009, punição que a impede de disputar as Olimpíadas de Pequim. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou nesta quinta-feira a decisão da Fina.

A entidade brasileira informou que a Fina determinou que a decisão deve ser efetivada imediatamente e passa a valer oficialmente desde o dia em que a atleta foi afastada das competições preventivamente - 2 de novembro de 2007. O exame que condenou a nadadora foi realizado no dia 13 de julho, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Segundo a Folha, o advogado da nadadora, Breno Tannuri, afirmou que irá recorrer no CAS (Corte Arbitral do Esporte) com um pedido para que o processo seja analisado com urgência. A CAS já livrou Rebeca do primeiro processo, de exame feito em 2006. A Corte se considerou sem jurisdição suficiente para julgar o caso, e reencaminhou o processo à Fina.

Resultados

Rebeca Gusmão sagrou-se a primeira campeã pan-americana brasileira. Faturou o ouro nos 50 m livre (com recordes sul-americano e pan-americano e índice para Olimpíadas), 100 m livre (recorde pan-americano e índice olímpico).

Após a suspeita do caso de doping, a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) cassou as medalhas e os tempos obtidos na competição continental, o que a impossibilitavam de usá-los como classificatórios para os Jogos Olímpicos.

Foto: Folha Imagem


Thiago Ricci

Nenhum comentário: