segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vanderlei encerra jejum de gols e Galo arranca empate em Goiânia

Duas equipes em péssimos momentos. Dois times que perderam os Estaduais de formas vexatórias e foram eliminados precocemente da Copa do Brasil. O resultado não poderia ser diferente: Goiás e Atlético empataram em 1 a 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes também aparecem juntos na classificação. O Galo ocupa o 13º lugar com dois pontos, enquanto os esmeraldinos aparecem na 14ª colocação com um ponto.

O treinador da equipe goiana, Vadão, ainda procura uma formação ideal para colocar em campo. Diante de uma grande crise, várias posições continuam abertas. O craque do Goiás continua sendo o incansável Paulo Baier , que mais uma vez demonstrou a sua competência contra times mineiros. O Galo, por sua vez, teve os desfalques de Vínicius, com contratura na região anterior da coxa direita, e Marques, que sentiu dores no quadril. O técnico interino, Marcelo Oliveira, armou o time no tradicional 4-4-2, com Leandro Almeida na vaga de Vínicius e Marinho retornando ao ataque.

Diante de tantas incertezas, o futebol apresentado pelos dois times foi muito fraco. O Goiás tinha mais posse de bola, mas era pouco objetivo. Já o Atlético insistia na ligação direta da defesa, o que favorecia, na maioria das vezes, a zaga esmeraldina. Danilinho voltava em demasia, deixando o centroavante Marinho isolado. Neste contexto, poucas oportunidades foram criadas. Destaques para a chance atleticana aos 29min, com Marinho, mas o lateral esmeraldino cortou em cima da linha. Pelo Goiás, Anderson Aquino teve o melhor momento, mas, sozinho, cabeceou para fora o bom cruzamento de Victor.

O Galo voltou para o segundo tempo com uma modificação. Pet, que praticamente não pegou na bola, deu lugar ao volante Renan. Entretanto, o aspecto da partida modificou pouco, já que os erros de passes continuaram visíveis. Com péssimas disposições, dificilmente aconteceria um gol de jogada trabalhada neste duelo. A bola parada foi a sorte do Goiás, que aos 23min, chegou ao seu tento. Depois de cobrança de escanteio, Paulo Baier, o carrasco dos mineiros, aproveitou a sobra na pequena área e mandou para as redes de Juninho. O gol levado pelo Galo foi muito parecido com o sofrido na partida de quarta-feira contra o Botafogo, mostrando a deficiência atleticana na jogada aérea.

A sorte do Galo veio na base do chutão e com um jogador perseguido pela torcida. Aos 40min, Vanderlei recebeu na área e bateu forte no canto direito de Harlei. O atacante encerrou um jejum de 491 minutos do ataque alvinegro. O empate atleticano é comemorável pelas circunstâncias, mas não afasta a crise que atormenta a equipe, que não vence há cinco jogos.

O próximo compromisso do Goiás pelo Brasileirão será no próximo domingo, novamente no Serra Dourada, contra o Ipatinga. No mesmo dia, o Atlético encara o homônimo paranaense, na Arena da Baixada.

Santos humilha Ipatinga

Não foi desta vez que o Ipatinga somou seu primeiro ponto ou marcou seu primeiro gol na Série A do Campeonato Brasileiro. Com deficiências nas finalizações, o Tigre foi goleado pelo Santos por 4 a 0, na Vila Belmiro. A segunda derrota na elite do futebol nacional jogou a equipe mineira para a lanterna. Já o Peixe aparece na sétima colocação, com três pontos. O destaque do triunfo santista foi o atacante Kléber Pereira, que marcou três gols no confronto. O lateral-esquerdo Kléber completou a goleada.

O próximo compromisso do Santos pelo Brasileirão será o Cruzeiro, no próximo domingo, no Mineirão. Mas antes, a equipe tem um confronto importante pela Libertadores, quando na quinta-feira enfrenta o América (MEX), na Vila Belmiro, precisando tirar uma diferença de dois gols.

Imagem: Íris Roberto/ Diário da Manhã


Luciano Dias

Nenhum comentário: