terça-feira, 13 de maio de 2008

Raio X do Brasileirão - Parte II

Sport Club Internacional

O Colorado possui um dos elencos mais respeitados do futebol brasileiro. Com Nilmar e Fernandão no ataque, o Inter é um dos candidatos ao título deste Brasileirão. O time de Abel Braga quer conquistar o campeonato pela quarta vez, saindo assim da fila que perdura deste 1979. A equipe conta ainda com jogadores como Alex, em excelente fase, Magrão e Guiñazu.
Estréia: Internacional 1 x 0 Vasco - Beira Rio

Ipatinga Futebol Clube

Fundado há 10 anos, o Ipatinga é a única equipe que disputa pela primeira vez a Série A. O clube quer apagar a péssima campanha do Estadual, quando foi rebaixado ao Módulo II. Para uma recuperação a diretoria do Tigre dispensou vários jogadores e apostou no técnico Giba. Com atletas desconhecidos, o time deve brigar para não cair para a segunda divisão.
Estréia: Ipatinga 0 x 1 Atlético-PR - Ipatingão

Clube Náutico Capibaribe

O Timbu parece ter aprendido com os erros cometidos no passado. Depois de escapar do rebaixamento em 2007, apostou na manutenção da base que disputou o Campeonato Pernambucano e do técnico Roberto Fernandes. Assim como em 2007, quando apostou no uruguaio Acosta (hoje no Corinthians), este ano a novidade é o armador colombiano Laborde, de 20 anos. O meia Geraldo, assim como os experientes Ruy e Eduardo também são destaques da equipe.
Estréia: Náutico 2 x 1 Goiás - Aflitos

Sociedade Esportiva Palmeiras

O grande trunfo do Palmeiras está no banco de reservas. O técnico Vanderlei Luxemburgo chegou no clube no início deste ano e tem como objetivo recolocar o Verdão nas trilhas das conquistas. Para muitos, a simples presença do treinador, maior vencedor do Brasileiro (cinco títulos), já é o suficiente para apontar o Palmeiras como favorito ao título. Entre os jogadores, o destaque é o chileno Valdívia.
Estréia: Coritiba 2 x 0 Palmeiras - Couto Pereira

Associação Portuguesa de Desportos

Depois de cinco anos, a Lusa está de volta à elite do futebol brasileiro. Para reviver os tempos áureos de 1996 (vice-campeão) e 1998 (quarto colocado), o técnico Vágner Benazzi consegue mesclar a juventude de jogadores como o atacante Diogo com a experiência de atletas como Claudecir, Patrício e o centroavante Christian.
Estréia: Portuguesa 5 x 5 Figueirense - Canindé

Santos Futebol Clube

Sem uma geração talentosa de garotos como a que garantiu o título brasileiro de 2002, o Santos buscou na experiência a fórmula para o sucesso na competição deste ano. O irregular começo de ano colocou em xeque o trabalho do técnico Emerson Leão. As apostas da equipe são os xarás Kléber e Kléber Pereira e os gringos Quiñones, do Equador, Molina, da Colômbia, e Trípodi, da Argentina.
Estréia: Flamengo 3 x 1 Santos - Maracanã

São Paulo Futebol Clube

O Tricolor entra no torneio com o objetivo de conquistar o tricampeonato (três títulos seguidos). Além disso, o São Paulo pode acabar com um dilema criado ano passado, quando conquistou o seu quinto campeonato nacional. Com seis canecos, o Tricolor se tornaria maior campeão, independente da discussão sobre o título do Flamengo em 1987 (A CBF reconhece o Sport como campeão). A equipe, que já perdeu alguns jogadores este ano, pode sentir a provável saída de Adriano, cujo empréstimo com a Inter de Milão termina no dia 10 de julho. Mas, mesmo com a saída de atletas, o São Paulo é apontado mais uma vez como um dos favoritos do torneio.
Estréia: São Paulo 0 x 1 Grêmio - Morumbi

Sport Clube do Recife

Bicampeão de Pernambuco, o Sport almeja uma vaga em competições continentais. Para isso, a diretoria manteve a principal figura da equipe: o atacante Carlinhos Bala. Houve investimentos também em reforços como Sandro Goiano. Ano passado, quando depois de cinco anos retornou à elite do futebol nacional, o Leão da Ilha terminou o Brasileiro em um modesto 14º lugar.
Estréia: Botafogo 2 x 0 Sport

Clube de Regatas Vasco da Gama

O time da Colina é apontado como o pior time caricoa que disputa esta edição do Brasileirão. A confiança do torcedor está depositada no habilidoso Morais e no experiente Edmundo, além do retorno de Leandro Amaral, após longo imbróglio judicial. É válido ressaltar também a presença de Antonio Lopes, "eterno" treinador da equipe.
Estréia: Internacional 1 x 0 Vasco - Beira Rio

Esporte Clube Vitória

De volta à Série A, depois de três anos, num dos quais esteve até na terceira divisão, o rubro-negro baiano espera se firmar na elite do futebol nacional e reviver a boa campanha de 1993, quando foi vice-campeão com Dida, Alex Alves, entre outras revelações. A equipe aposta na experiência de atletas como Ramon Meneses, Rodrigão e Marcelo Batatais. As contratações feitas pela cúpula baiana foram modestas, o que deve decretar uma campanha apenas para fugir do rebaixamento.
Estréia: Vitória 0 x 2 Cruzeiro - Barradão


Luciano Dias

Nenhum comentário: