segunda-feira, 12 de maio de 2008

Raio X do Brasileirão – Parte I

E começou uma das competições mais disputadas do mundo - o Campeonato Brasileiro. Mesmo os grandes craques do nosso futebol estando fora do país, a competição nacional apresenta algumas singularidades: é um dos poucos que se pode apontar vários favoritos ao título e um dos únicos que revela vários valores para o futebol.

Nesta matéria, observa-se um resumo das 20 equipes que disputam o torneio. O raio-x do Brasileirão é dividido em duas partes.

Clube Atlético Mineiro

No ano de seu centenário, o torcedor atleticano sonha com o segundo título do Campeonato Brasileiro. Mesclar a experiência de jogadores como Marques e Petkovic com a vitalidade de jovens como Danilinho e Renan Oliveira é o grande trunfo do Galo para a temporada. O começo de ano instável tanto no Campeonato Mineiro como na Copa do Brasil é um sinal de que os atleticanos terão uma caminhada árdua também no Brasileirão
Estréia: Atlético-MG 0 x 0 Fluminense - Mineirão

Clube Atlético Paranaense

Eliminado precocemente na Copa do Brasil, o Furacão aposta numa boa campanha para conquistar a sonhada vaga na Libertadores. O técnico Ney Franco formou uma colônia de mineiros. Ao lateral-esquerdo Michel, se juntaram os volantes Léo Medeiros, Fahel e Zé Antônio. O destaque da equipe é o veterano Marcelo Ramos.
Estréia: Ipatinga 0 x 1 Atlético-PR - Ipatingão

Botafogo de Futebol e Regatas

O time do técnico Cuca quer espantar a fama de "cavalo paraguaio", e pelo menos, beliscar uma vaga na Copa Libertadores. A equipe possui uma base muito boa, mas pode ser prejudicado mais uma vez por causa da falta de suplentes à altura dos titulares. Destaques para Wellington Paulista e Lúcio Flávio
Estréia: Botafogo 2 x 0 Sport - Engenhão

Coritiba
Foot Ball Club

O Coxa está de volta à elite do futebol nacional, após conquistar o título da Série B, no ano passado. Este ano, o time do técnico Dorival Júnior levantou o caneco do paranaense. A equipe completa 100 anos em 2009 e a meta é coroar a marca com a participação na Copa Libertadores. A esperança de boa campanha estão nos pés de duas promessas, cobiçadas por equipes do Brasil e do exterior: Keirrison e Pedro Ken.
Estréia: Coritiba 2 x 0 Palmeiras - Couto Pereira

Cruzeiro
Esporte Clube

Primeiro campeão da "Era Pontos Corridos", em 2003, o Cruzeiro quer voltar a ser o ator principal na busca pelo título do Campeonato Brasileiro. Nas duas últimas temporadas, o time celeste chegou a figurar entre os líderes no começo da competição, mas perdeu o fôlego no fim. O destaque do time de Adilson Batista é o meio-campo, com jogadores versáteis: Fabrício, Charles, Ramires e Wagner.
Estréia: Vitória 0 x 2 Cruzeiro - Barradão

Figueirense
Futebol Clube

Desde 2002 na Série A, o Figueirense já se consolidou na elite do futebol brasileiro e se especializou em reabilitar experientes jogadores. Destaque para Edmundo, que em 2005 fez uma bela temporada com a equipe. Este ano a diretoria contratou o armador Rodrigo Fabri, que aos 32 anos, luta para reencontrar o bom futebol. Outro experiente no grupo de Alexandre Gallo é o lateral César Prates.
Estréia: Portuguesa 5 x 5 Figueirense - Canindé

Clube de Regatas Flamengo

O atual campeão carioca começa o Brasileirão abatido pelo modo que foi eliminado da Copa Libertadores. A equipe manteve a base que teve uma grande recuperação no Nacional do ano passado. O time é um dos fortes candidatos a beliscar mais uma vez a vaga na Copa Libertadores. Mas antes é preciso saber, como a equipe reagirá com a saída de Joel Santana para a seleção sul-africana? Caio Junior tem a missão de continuar o bom trabalho feito por Joel.
Estréia: Flamengo 3 x 1 Santos - Maracanã

Fluminense
Football Club

Assim que terminou 2007, a cúpula do Tricolor se movimentou e contratou nomes de peso para a disputa da Libertadores. Os atacantes Dodô e Washington e o armador Conca se juntaram a revelações como Thiago Neves e Thiago Silva. O Flu é uma equipe que joga um futebol vistoso e entra para o Brasileirão como um dos candidatos ao título.
Estréia: Atlético-MG 0 x 0 Fluminense - Mineirão

Goiás
Esporte Clube

Com um time modesto, o Goiás não quer passar pelo mesmo susto do ano passado, quando escapou do rebaixamento apenas no último jogo. Para esta temporada, Paulo Baier continua sendo a referência do time esmeraldino. A equipe estreou no Brasileirão abalado pela perda do Estadual para o modesto Itumbiara e pela eliminação vexatória da Copa do Brasil, ao perder para o Corinthians por 4 a 0.
Estréia: Náutico 2 x 1 Goiás - Aflitos

Grêmio Foot Ball Porto Alegrense

Os primeiros meses de 2008 foram de decepção para o Tricolor Gaúcho. Numa mesma semana, foi eliminado nas semifinais do Estadual para o Juventude e da Copa do Brasil para o Atlético-GO. Mesmo assim, a diretoria gremista manteve Celso Roth no comando. Destaque para o armador Roger, que tenta recuperar seu futebol fora do eixo Rio-São Paulo.
Estréia: São Paulo 0 x 1 Grêmio - Morumbi


Luciano Dias

Nenhum comentário: