sexta-feira, 30 de maio de 2008

Copa do Brasil: efeitos antagônicos das penalidades máximas

As semifinais da Copa do Brasil foram marcadas por grandes emoções. Os finalistas da competição foram conhecidos apenas nos pênaltis, o que aumentou a ansiedade dos fanáticos torcedores. Melhor para Corinthians e Sport, que chegam à final como meros azarões. Este tipo de decisão, ao mesmo tempo que pode consagrar um jogador, pode levar a carreira de um atleta ao abismo.

Corinthians ressurge e afunda Cuca

O Corinthians, que em dezembro do ano passado fora rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, conquistou cinco meses depois o feito de chegar à final da Copa do Brasil. O Timão venceu o Botafogo no tempo normal por 2 a 1, mesmo placar da primeira partida, e teve que decidir a sua vaga nas cobranças de pênaltis.

No tempo normal, o Corinthians abriu o placar aos 6min com o uruguaio Acosta (foto), depois de bela jogada do argentino Herrera. A alegria paulista perdurou por apenas dois minutos, já que Renato Silva, que havia falhado no gol corinthiano, igualou o marcador. No entanto, aos 19min, Chicão cobrou falta com perfeição e levou a decisão para as penalidades.

Nos pênaltis, a vaga para a final foi confirmada depois que Felipe defendeu o último pênalti da série. Com a eliminação, o técnico botafoguense, Cuca, não êxitou em pedir demissão. São dois anos no comando do time carioca e mesmo com bons trabalhos, o treinador não conquistou sequer um título.

Com Edmundo indo de herói a vilão, Sport está na final

Após 19 anos, o Sport está de volta a uma final de Copa do Brasil. Nelsinho Batista, treinador do rebaixamento corinthiano para a Série B do Brasileirão também mostrou poder de superação. No duelo entre Vasco e Sport, o experiente Edmundo teve o papel de ator principal.

O "Animal" se transformou em herói ao marcar o segundo gol do Vasco aos 46min da etapa complementar - o primeiro tento havia sido marcado por Leandro Amaral. No entanto, poucos minutos depois, nos pênaltis, Edmundo virou o vilão de São Januário. Ele simplesmente isolou a bola em sua cobrança, sendo o único a errar, decretando, desta forma, o feito merecido do Leão na busca do inédito título.

Nesta quinta-feira, Edmundo apareceu em São Januário de cabeça raspada e com o surpreendente anúncio do fim da carreira. "Não agüento mais isso e estou indo na sala do Eurico para dizer que não jogo mais. Parei", disse o atacante. Mas, para muitos no Vasco, o "Animal" declarou a decisão de cabeça quente. A cúpula vascaína acha que ele deve permanecer no time cruzmaltino até o término do contrato, em janeiro de 2009.

Datas das finais:

Corinthians x Sport – Morumbi – 04 de junho
Sport x Corinthians – Ilha do Retiro – 11 de junho

Imagens: lancenet


Luciano Dias

Nenhum comentário: